As carências minerais estão entre os fatores que mais contribuem para a baixa produtividade do rebanho equino nacional, quando mantido sob condições de pastagem. Os solos e as forragens tropicais normalmente apresentam deficiência ou excesso de minerais, proporcionando um "desbalanço" nutricional aos animais, sendo esse fator responsável pela baixa produção de trabalho e desempenho dos equinos, bem como por problemas reprodutivos. Para a obtenção de cavalos saudáveis é necessário que a dieta disponível e/ou fornecida atenda às necessidades diárias de energia, proteína, minerais e vitaminas.

A carência ou o excesso desses minerais na alimentação dos equinos pode provocar sérios danos e prejuízos aos criadores. Os sinais se refletem na formação dos ossos, tendões, no baixo rendimento para o trabalho e na vida reprodutiva dos animais. Por exemplo, o último e mais grave sinal da deficiência de cálcio na dieta de um cavalo se manifesta através da "cara inchada", um sinal que o animal apresenta quando, para suprir a deficiência de cálcio na corrente circulatória, passa a retirá-lo do próprio osso, o que leva a formação de um tecido fibroso no local e em estágio avançado da deficiência de cálcio esse sinal aparece e é irreversível.

Neste artigo, exploraremos, além desses sinais, as principais dificuldades enfrentadas quando a suplementação correta é negligenciada e como uma dieta completa e rica em suplementos pode ser a chave para solucionar esses problemas.

Dificuldades da Falta de Suplementação Corretatar dos rebanhos

A ausência de uma suplementação nutricional adequada pode levar a uma série de problemas de saúde nos cavalos. Algumas das principais dificuldades incluem:

  1.  Deficiências Nutricionais: A alimentação baseada somente em pasto ou ração pode resultar em deficiências de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos. Essas deficiências podem enfraquecer o sistema imunológico, afetar a saúde dos cascos e causar problemas metabólicos.
  2.  Desenvolvimento Ósseo Insuficiente: Potros em crescimento requerem nutrientes específicos para um desenvolvimento ósseo saudável. A falta desses nutrientes pode levar a problemas ósseos e articulares que afetam a qualidade de vida do animal.
  3.  Desempenho Físico Limitado: Cavalos de trabalho, esportivos ou de competição exigem um alto nível de desempenho físico. A falta de nutrientes essenciais pode levar à fadiga, falta de resistência e até lesões.
  4.  Problemas de Pelagem e Casco: A pelagem brilhante e saudável é um indicador de bem-estar em cavalos. A ausência de nutrientes adequados pode resultar em pelagem opaca, cascos frágeis e quebradiços, tornando o cavalo mais suscetível a infecções.

Dieta completa e rica em suplementos: a chave para a solução

Conforme observado, uma alimentação adequada para os equinos é fator vital para o bom desenvolvimento da tropa. Sem uma dieta correta, estes animais podem apresentar os mais diversos problemas, e nesse contexto, os minerais entram atuando, com uma importante participação, principalmente na formação do esqueleto e nos processos fisiológicos que acontecem durante toda a vida de um equino. Como as pastagens têm sua composição em minerais variáveis, de acordo com a qualidade do solo onde estão implantadas e para os equinos, o ideal é a suplementação mineral.

A importância do oferecimento de suplemento se baseia no fato de os cavalos de terem grandes perdas de minerais pelo suor, principalmente nas regiões de clima quente e para a contração muscular. Também é fundamental para apoio na regulação da reprodução, para aquelas propriedades que criam seus cavalos de serviço, tendo em vista que o não fornecimento pode prejudicar os índices de fertilidade do rebanho equino. Fornecimento de suplementação mineral, além do sal mineral específico para equinos que deve ser deixado em um cocho à parte, os minerais necessários em quantidade mais elevada e que devem ser suplementados na alimentação são os eletrólitos (Cloro, Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio). Esta suplementação depende da intensidade do esforço e varia de animal para animal, mas sempre deve ser fornecida com água à vontade e tem validade apenas após o exercício físico, pois os elementos eletrolíticos ofertados a um organismo bem alimentado e equilibrado não fica armazenado, mas, apenas repõe a perda após o exercício.  É sempre bom ressaltar que toda alimentação deve ser observada e controlada, pois em excesso pode ser indicativo de deficiência nutricional e levar a deficiência indireta de outros minerais.

Com isso, podemos resumir a eficiência de uma dieta equilibrada para garantir a saúde dos cavalos em uma abordagem completa inclui:

  1. Análise Nutricional: Consulte um profissional da área para avaliar as necessidades específicas do seu cavalo. Isso ajudará a determinar quais nutrientes estão faltando em sua dieta.
  2.  Suplementação Personalizada: Com base na análise, escolha suplementos de qualidade que atendam às necessidades nutricionais do seu cavalo. Suplementos ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais podem preencher lacunas na dieta.
  3.  Promoção da Saúde Geral: Uma dieta completa e rica em suplementos fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade da pelagem, mantém a saúde dos cascos e auxilia no desenvolvimento ósseo adequado.
  4.  Desempenho Aprimorado: Cavalos bem nutridos têm maior resistência, força e agilidade, resultando em um melhor desempenho nas atividades físicas.
  5.  Bem-Estar Geral: Uma dieta balanceada não apenas previne doenças, mas também contribui para o bem-estar emocional do cavalo, garantindo uma vida saudável e feliz.

E pensando nisso, temos a linha completa de equinos da marca Tortuga®, que irá garantir aos seus animais mais longevidade e qualidade de vida, e você pode adquirir os produtos aqui no nosso site. O portfólio conta com o Kromium, Kromium Proteico e Coequi Plus, que oferecem diversos benefícios como:

  • Melhoria das funções imunológicas;
  • Melhoria na fertilidade de garanhões e éguas;
  • Auxílio na prevenção de doenças ortopédicas;
  • Garantia de alta performance;
  • Pleno desenvolvimento animal;
  • Fortalecimento da ossatura;
  • Melhor resposta imunológica;
  • Melhoria da saúde geral.