Sabemos que uma das partes mais importantes de uma plantação é o controle de doenças. E os fungos nas plantas, infelizmente, fazem parte do manejo.


E, com certeza, você já viu plantas com fungos: seja aquele pó branco, a podridão cinzenta que ficam nos morangos ou as manchas pretas em algumas folhas… 


Bom, vale lembrar que os fungos não são pragas - são animais que causam estragos na planta ao comê-la ou picá-la, que são identificados de acordo com os sintomas que vão causar às suas culturas. 


De maneira geral, esses microrganismos podem se desenvolver em ambientes muito úmidos ou até mesmo pelo excesso de água da rega. 


Por isso, separamos algumas questões importantes para você entender porque a sua planta pode estar com fungos, os tipos principais e como tratá-los 

Plantar pimentõesPlantar pimentões

Fungos nas plantas podem causar sintomas nas plantas e prejudicar a produção

 

Por que minha planta está com fungos?

Como dissemos anteriormente, os fungos geralmente se desenvolvem em ambientes muito úmidos. Seja no ambiente ou seja pela rega das plantas sem drenagem correta. 


Porém, existem alguns tipos de fungos, como o Oídio, que falaremos mais a seguir, que se desenvolvem em tempo seco. 


O importante é manter a irrigação da sua planta sempre em dia, de acordo com as necessidades de cada espécie, com um bom sistema de vazão e deixá-la em locais arejados, com exposição ao sol. Assim, você evita esse tipo de problema que pode causar doenças às suas plantas. 


É importante também ficar de olho nas alterações climáticas, fazendo o manejo necessário em seu jardim


Kits de irrigação estão no InstaAgro, clique, acesse e confira as promoções disponíveis

Importância de retirar os fungos nas plantas

Entender porque os fungos estão nas suas plantas e retirá-los é de suma importância para a saúde e vida da sua plantação. 


Afinal, se você mantém o fungo em suas folhas, ele de certo irá propagar para as demais folhas, caules, e até para as plantas que estão ao redor, causando um problema maior do que apenas fazer o manejo correto e retirar as folhas infectadas

Tipos de fungos mais comuns em plantas

É válido ressaltar que existem muitos mais tipos de fungos do que os que vamos abordar aqui. Para deixar este guia mais simplificado, escolhemos os tipos mais comuns de fungos, que podem atacar suas plantas. 

Ferrugem

A ferrugem apresenta manchinhas com tons amarelos, esverdeados ou alaranjados na parte de cima da folha das plantas. Depois de algum tempo, essas manchas costumam ficar com uma textura similar a de uma farinha, o que pode indicar que os fungos estão se reproduzindo, e as folhas que foram mais atacadas, ficam secas e todas deformadas. 


Cada espécie é atacada por um tipo de fungo diferente, fazendo com que a ferrugem não passe para outras plantas de diferentes espécies. Mas, por exemplo, ao regar uma planta com ferrugem, você pode passar os esporos dos fungos para as plantas debaixo, aumentando o contágio. 

Como combater?

É importante que você isole essa planta, faça a remoção das folhas atacadas e a deixe em um local bem arejado, com boa ventilação e luminosidade. Além disso, faça a rega pela raiz, evitando as folhas e impedindo o contágio do restante não atacado. 


Caso o ataque desses fungos seja maior e esses cuidados não forem o suficiente, é preciso utilizar um fungicida - que falaremos mais abaixo. 


Compre fungicidas online e com segurança na procedência. Clique e acesse!

Oídio

Outro fungo muito conhecido é o Oídio - temos certeza que você conhece, já viu, mas nem sabia que tinha esse nome! O Oídio nada mais é que aquela camada branca e farinhenta no verso das folhas

 

Esse fungo pode surgir em qualquer lugar, avançando das folhas ao caule das plantas, provocando estrago por etapas. Esse é aquele tipo de fungo que falamos anteriormente que pode surgir em climas secos e quentes - como também em climas úmidos e frios. 

 

Além das manchinhas brancas, também podem ocorrer áreas mais amareladas nos locais das manchas. Em casos ainda mais extremos, as plantas podem ficar com folhas retorcidas, ramos mortos e deformação de frutos

Como combater?

O combate começa pela remoção das folhas infectadas, a fim de evitar o aumento dos esporos pelo ar. Você pode utilizar fungicidas, além de outros compostos, como vinagre, chá de alecrim, leite, óleo de gergelim, enxofre e outros compostos. 

Como tratar os fungos nas plantas?

Já te demos uma ideia um pouco maior de como tratar os fungos mais comuns nas plantas, mas é importante ressaltar que os fungos, quando começam a se desenvolver, tem os esporos, que são movimentados no ar, podendo chegar a outras plantas e virar uma infestação. 


Por isso, é importante sempre ficar de olho em sua plantação e identificar nos primeiros sinais, arrancar a folha contaminada e fazer o manejo correto do restante, para evitar a propagação. 


Além disso, outro ponto importante para o tratamento dos fungos, caso as medidas de contenção não sejam o suficiente, é apostar em fungicidas


Os melhores fungicidas do mercado estão na InstaAgro, compre e receba em casa!

Fungicida

Os fungicidas são defensivos químicos ou biológicos capazes de evitar a infecção das plantas vivas por fungos, combatendo as doenças causadas também por bactérias e algas. 


O uso do fungicida tem que ser muito bem encaminhado, já que o uso constante desse agente químico pode deixar suas plantas resistentes às doenças, levando a morte de sua plantação. 


Portanto, em caso de dúvidas, sempre procure um profissional especializado, que vai conseguir te ajudar a combater a sua infestação de maneira certeira. Além disso, procure produtos de confiança do mercado e siga as orientações de aplicações

Conheça agora os fungicidas disponíveis na InstaAgro

Aqui na InstaAgro, temos uma seleção completa de fungicidas para os diferentes tipos de fungos.

 

TRICHODERMIL SC 1306 - 1 LITRO
FUNGICIDA BIOLÓGICO 

Inibe a ocupação do espaço por outros microrganismos fitopatógenos que também se desenvolvem no solo, age com ação direta pella qual ocorre a inviabilização das hifas e escleródios de fungos fitopatogênicos e, a partir dos metabólitos produzidos pelo fungo, promovem a degradação da parede celular de fungos e nematoides no solo.

 

Clique e adquira! 

 

ADJUVANTE PARA FUNGICIDA ECOINTENSE

EcoIntense® é um adjuvante 100% biológico indicado para uso em mistura com fungicidas agrícolas.  Possui ação sinérgica com fungicidas, melhorando sua eficácia biológica. EcoIntense® pode ser pulverizado em aplicações consecutivas, misturado com fungicidas com mecanismo de ação distintos contribuindo para o manejo de resistência. 

 

Clique e adquira!