As pragas agrícolas são organismos que se alimentam dos cultivos agrícolas, diminuindo sua qualidade e produtividade. Aqui no Brasil, por sua extensa área geográfica, podemos encontrar diferentes tipos de pragas. 


A preocupação com o controle dessas pragas é eminente. O dano causado por esses insetos pode comprometer a nossa lavoura e trazer prejuízos financeiros. Isso já foi dor de cabeça para você, produtor?


Hoje produzimos um artigo para conversarmos sobre e, principalmente, sobre a traça do tomateiro. Vamos lá?

 
Plantar pimentõesPlantar pimentões

Para lavouras saudáveis, precisamos nos atentar à presença de pragas, como a traça do tomateiro. Crédito: Agriculture BASF. 

 

Pragas agrícolas

Existem diversos tipos de insetos que podem danificar as suas plantas, porém para serem consideradas pragas, é necessário que causem um grande prejuízo ao que foi plantado

Para manter a saúde da sua plantação, além da qualidade, é preciso saber encontrá-las, identificá-las e controlá-las. Não só para prezar pelo padrão de qualidade do seu plantio, mas também para evitar a disseminação de doenças. 

Em grandes áreas, principalmente com a mesma cultura, a diversidade de organismos presentes é reduzida, o que faz com que esses seres percam os seus predadores, elevando a sua reprodução e população. 

Temperatura e umidade também podem fazer um organismo se tornar uma praga. Por exemplo, ácaros e pulgões são muito favorecidos pelos tempos de seca. Já períodos muito quentes e úmidos, favorecem a reprodução dos insetos.

Quais são as principais pragas agrícolas?

Vamos te contar um pouco mais sobre as principais pragas que você pode encontrar na sua cultura e como controlá-las:

 

1. Lagarta-do-cartucho

Essa praga é muito conhecida nas culturas de Milho, Soja, Algodão, Arroz, Trigo, Aveia, Feijão e Cana de Açúcar. Ela deixa larvas que atacam as plantas em qualquer estágio do desenvolvimento, cortando as bases das folhas, levando à morte das plantas. 

Para controlá-la, opte pela rotação de culturas e o controle biológico com inseticidas

Defensivos biológicos necessários para sua cultura, você encontra na InstaAgro. Compre as melhores marcas do mercado com um fornecedor de confiança. 

2. Percevejo-marrom

Uma das principais pragas que atacam a soja, levando à grãos chochos, já que atacam as vagens da soja. Além de serem vetores de doenças que são causadas por fungos

Para controlá-la, é importante usar produtos que tenham um modo de ação diferente dos inseticidas, para evitar a resistência das pragas aos inseticidas. Aplique nas áreas com maior densidade.

3. Mosca-branca

A mosca branca é um inseto que suga a seiva da planta, causando danos graves ao seu desenvolvimento. É fácil de identificá-la na lavoura, já que possui um corpo amarelo pálido e asas brancas. Além disso, deixa as plantas descoloridas e com manchas

Você pode utilizar o controle da cultura, cultivando espécies não hospedeiras. Além disso, o uso de inseticidas pode ser usado, do grupo químico dos tetranortripenóides. 

4. Ácaro Rajado

Considerada uma das espécies mais importantes dentre os ácaros-praga. Geralmente encontrados na parte inferior das folhas, já que as pragas se alimentam da clorofila e da seiva das plantas. 

Para controlá-los, é necessário o uso de acaricidas. São importantes para fazer o melhor manejo da praga, seguindo os produtos registrados corretamente. 

No início da infestação, o ácaro prefere as folhas mais velhas; a colonização ocorre na parte inferior das folhas, onde produz grande quantidade de teia e provoca a formação de manchas branco-prateadas, sintomas visuais que facilitam a detecção do ácaro.

Os acaricidas da Koppert você encontra na InstaAgro. Clique e saiba mais!

5. Traça do Tomateiro

A Traça do Tomateiro é a principal praga que ameaça a cultura do tomate, causando impactos econômicos e sociais. Sua aparição é durante todo o ano, mas em especial nas épocas de seca. 

 

Essa praga coloca seus ovos nas folhas, hastes, flores e frutos, causando minas e se alimentando no interior das folhas.

 

 

Como a traça do tomateiro ataca? 

Os adultos das traças do tomateiro são pequenas mariposas, de coloração acinzentada e cerca de 10mm de comprimento

As traças, depois de instaladas, se proliferam rapidamente, mesmo em estufas - em que sua entrada é um pouco mais dificultada. 

Ao longo do dia, os organismos se escondem nas folhas do tomateiro, e nos períodos mais frescos do dia se acasalam, depositam os ovos, que podem durar de 3 a 7 dias. 

Das traças surgem as lagartas, que causam danos ao cultivo, atacando as folhas, caule e os frutos. 

Nos locais mais infectados, percebem-se pontinhos pretos, que são as fezes dos insetos. Seus ataques mais severos podem causar a destruição completa das folhas, podendo levar até mesmo à morte das plantas. 

Como controlar a traça do tomateiro? 

Existem algumas formas de evitar a proliferação dessa traça do tomateiro na sua cultura de tomate e a primeira delas é investir em áreas protegidas, para evitar a entrada massiva do inseto, além de preparar armadilhas na entrada das estufas, diminuindo o ataque e a proliferação. 


Você pode encontrar iscas e armadilhas na InstaAgro. As melhores marcas do mercado com produtos verdadeiros prontos para chegar na sua casa. Clique e acesse!

 

Além disso, o controle pode ser feito de forma biológica ou com químicos, mesmo que esse tipo de praga tenha uma alta resistência, tornando alguns produtos ineficientes. 

Hoje, a forma mais eficiente é o uso do Trichogramma, uma mini vespa que parasita e se alimenta dos ovos da mariposa, interrompendo o ciclo e garantindo que não nasçam novas traças. Pode ser associado a outros métodos, como inseticidas biológicos. 

Pretiobug não possui efeitos tóxicos ao meio ambiente ou à saúde do homem. Ideal para o manejo integrado de lagartas e manejo de resistência a defensivos químicos, promovendo uma agricultura sustentável, preservando os inimigos naturais e o equilíbrio do ecossistema.

Outra forma também é limitar e fixar o período permitido para o plantio, adotando um calendário de plantio anual, mantendo um período livre. Também é importante evitar plantios sucessivos na mesma área, além de fazer a destruição dos restos de cultura após a colheita, para evitar condições propícias para a proliferação

Também é importante ficar atento com as culturas hospedeiras, já que as traças do tomateiro também são usadas em outras culturas, permanecendo escondidas nesses locais. Então, o mais indicado é evitar as plantas hospedeiras.

Quais os danos da traça do tomateiro?

Como dissemos anteriormente, como as traças se alimentam do interior das folhas por meio das galerias que criam ao entrar na planta. Elas podem acabar destruindo e levando a plantação à morte com sua rápida proliferação. 

Quando é percebido o ataque das traças do tomateiro, toda a plantação e frutos ficam impróprios para a comercialização, além de facilitarem a contaminação por patógenos - fungos e bactérias. 

 

Gostou de saber mais sobre as principais pragas para o cultivo e, em especial, sobre a traça do tomateiro? 


Lembrando que é importante manter em mente que o acompanhamento diário da sua plantação é necessário para impedir a proliferação de pragas, além de acompanhamento profissional para as melhores práticas de controle. 


O Matrine, acaricida da Dinagro, também pode ser uma solução moderna para o controle de pragas, como a traça do tomateiro. Você também encontra na InstaAgro! 

Matrine Dinagro

Clique e veja os valores e o frete para chegar até a sua fazenda!