Nós entendemos sua dúvida quando falamos sobre diferentes tipos de fertilizantes, pois em alguns casos a explicação se torna muito complexa e, afinal, queremos analisar quais os efeitos produzidos ao se utilizar deles.


Por isso, viemos te ajudar! Hoje explicaremos um pouco mais sobre o funcionamento dos fertilizantes organominerais e quais são seus benefícios, além de instruir vocês sobre seus efeitos.


Além disso, veremos um pouco mais sobre como são produzidos e quando se recomenda utilizar esse tipo de fertilizante, dessa forma cria-se uma maior facilidade na compreensão e utilização desse tipo de produto, não é mesmo?

 

A InstaAgro possui um portfólio completos de Fertilizantes, confira!

Fertilizantes organominerais possuem benefícios sustentáveis e podem colabor na lucratividade da sua lavoura. Crédito: Vigorfert.

O que são os fertilizantes organominerais?

Basicamente, esse tipo de fertilizante se dá através da mistura de materiais orgânicos, sendo eles resíduos orgânicos de aves, suínos ou outros animais e algum tipo de fertilizante de origem mineral.


A junção desses dois tipos de fertilizantes mineral e orgânico resulta em uma composição completa, pois o produto se torna mais estável e uniforme.


O fertilizante organomineral pode ser encontrado em duas formas diferentes e abaixo falaremos um pouco sobre cada um.

Mistura de Grânulos

Neste produto podemos encontrar visualmente dois produtos distintos, o resíduo orgânico peletizado que pode ser visto como grãos maiores e mais compridos e também os grânulos de fertilizante, que geralmente são as bolinhas menores e mais simétricas. Logo, encontra-se a combinação física de diferentes fertilizantes.

Mistura Granulado

Nesse tipo de fertilizante, a combinação dos diferentes fertilizantes está presente em todos os grânulos. 


Vale lembrar que nesse tipo de fertilizante podem existir variadas fontes e diferentes concentrações dos nutrientes encontrados. Quando for utilizar o produto, busque ajuda de um profissional caso seja necessário para realizar a sua escolha e obtenha os melhores resultados!

Supergan, fertilizante produzido por meio de processos naturais, inovadores e que combinam matéria orgânica com macro e micronutrientes, promovendo o reequilíbrio do solo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas.

Clique, compre e receba em casa!

Para quê servem os fertilizantes organominerais?

O fertilizante organomineral é uma opção mais sustentável aos que temos atualmente no mercado. O seu uso, por exemplo, pode levar à redução do uso de fertilizantes químicos, tornando-o ambientalmente mais benéfico. 


Além disso, contribuem para a utilização de resíduos orgânicos de origem animal e vegetal, aumentam exponencialmente os teores de matéria orgânica no solo e como consequência liberam uma maior atividade microbiana do solo.


Outro aspecto importante é referente a importação. Hoje, o Brasil é um dos países mais dependentes de fertilizantes importados para uso agrícola do mundo. Com a alta quantidade de insumos para produção do organomineral no Brasil, a dependência da importação é menor.

Classificação do fertilizante organomineral

Além disso, esse tipo de fertilizante pode ser dividido em categorias Classe A  e Classe B, explicaremos um pouco mais sobre os tipos desse fertilizante.

Classe A: Para esse tipo de produto temos a matéria-prima vindoura das atividades desenvolvidas no campo, como a agropecuária, atividades extrativas, agroindústrias e são isentas de despejos ou contaminantes sanitários;

Classe B: É o fertilizante com matéria-prima proveniente geradas através de atividades urbanas, industriais ou agroindustriais e que são devidamente autorizadas de uso pelo Órgão Ambiental responsável.

Além disso, os fertilizantes organominerais podem ser encontrados em versões sólida ou fluida para a aplicação no solo.

Vantagens uso de fertilizantes organominerais

Acompanhe a lista de vantagens:

 

  1. Melhora na agregação e estrutura do solo;
  2. Elevação do CTC do solo;
  3. Aumento na capacidade de retenção de água do solo;
  4. Aumento na porosidade do solo;
  5. Redução de densidade do solo;
  6. Aumento da atividade microbiana;
  7. Incremento da matéria orgânica encontrada no solo.

Sua utilização pode ser muito benéfica em todos os tipos de solos. Em solos mais arenosos,  por exemplo, o manejo de matéria orgânica pode colaborar na menor perda de nutrientes, redução da densidade aparente no solo e redução do processo de erosão, colaborando diretamente na lucratividade da sua lavoura. 

Combinação de húmus com nutrientes para atingir uma fórmula rica em N, P, K e macros secundários. Ideal para culturas exigentes nestes nutrientes, especialmente plantio.

 

Adubo excelente para café, banana, citros, cacau, hortaliças e muitas outras culturas, variando conforme a fórmula.

 

Clique e adquira! 

Quando devo utilizar os fertilizantes organominerais?

Esperamos que grande parte de suas dúvidas tenha sido sanada, também que você possa implementar a utilização do fertilizante organomineral sempre que houver necessidade. Com relação à dosagens e manejos, consulte seu engenheiro agrônomo.  


Os fertilizantes organominerais podem ser de grande ajuda quando se trata de terrenos mais arenosos, secos e que necessitam de um tratamento específico para se tornar mais próprio para o plantio de forma geral.


Além disso, o fertilizante organomineral é uma ótima solução para quem busca realizar o plantio de forma mais sustentável e menos invasiva ao ambiente.


Lembrando que a utilização recomendada é durante a preparação do solo com antecedência para que ao realizar o plantio, a área já esteja preparada e equilibrada com a liberação dos agentes químicos orgânicos e minerais presentes no fertilizante.


Esperamos que este guia sirva de grande ajuda e possa auxiliar a sua produção!