Para maximizar o ganho de peso dos animais, o semiconfinamento de bovinos é um sistema de produção amplamente utilizado, principalmente em regiões onde a disponibilidade de pastagem é limitada. 


Nesta técnica, é realizada a potencialização do ganho de peso por meio da combinação do pastoreio com a suplementação alimentar em cocho. Contudo, algumas práticas e cuidados devem ser tomados.


Para tirar suas dúvidas e indicar as melhores práticas, a InstaAgro produziu um artigo sobre, vamos conferir?

 

A InstaAgro é a loja online do produtor. Compre no site e receba na fazenda. Clique e acesse!

O semiconfinamento de bovinos é uma técnica que pode substituir o confinamento

A diferença entre confinamento e semiconfinamento de bovinos

Listamos mais algumas diferenças para vocês:Duas práticas comuns na criação de gado, o confinamento e o semiconfinamento bovino possuem diferenças significativas em relação ao manejo. 


O semiconfinamento é o sistema de produção intensiva de bovinos que consiste na engorda de animais onde são utilizadas pastagens como alimentos volumosos e o fornecimento de ração concentrada nos cochos dispostos nos piquetes ou invernadas, conforme afirma Trivellato.


Funciona como uma alternativa ao confinamento. Já o confinamento de bovinos é o sistema de produção intensiva de bovinos em que lotes de animais são produzidos em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água são fornecidos em cochos, conforme afirma Gusmão e Vieira.


Logo, enquanto no semiconfinamento, os animais ficam em um espaço parcialmente fechado, permitindo acesso a áreas de pastoreio, melhorando a saúde e o bem-estar do bovino. Neste sistema, os animais ficam mantidos em piquetes, que podem ser rotacionados para evitar o excesso de pisoteio e acúmulo de fezes e urina.


Confinamento há necessidade de instalações, equipamentos e mão-de-obra diferenciadas o que encarece o custo operacional e consequentemente investimentos, apesar de se produzir uma quantidade maior de animais.


No semiconfinamento, utilizam-se as técnicas de produção intensiva, porém a engorda ocorre a pasto.

Acesso à áreas externas

Conforme dito, uma das principais diferenças é o acesso à áreas de pastoreio. 


No semiconfinamento, seu animal pode ter acesso à áreas de pastagem, colaborando na qualidade da alimentação e evitando a compactação do solo. 


Ao contrário do confinamento, que pode causar estresse e diminuir o bem-estar animal.

Alimentação de bovinos 

A alimentação dos animais também passa por diferenças nas duas técnicas.


Com o acesso à pastagem, no semiconfinamento, uma parte da alimentação vem do capim ou de outros alimentos naturais, tornando a alimentação do gado balanceada


Contudo, no período de seca ou de transição, é importante suplementar a alimentação com concentrados, como ração e silagem.


Para suplementação bovina, conte com a Tortuga. Aproveite as promoções no site!


No confinamento, a alimentação do bovino deve ser uma dieta balanceada e formulada de acordo com as necessidades nutricionais de cada animal.

Manejo dos bovinos

O manejo dos animais também possuem diferenças importantes nas duas técnicas. 


No semiconfinamento, os animais são manejados em grupo, sendo assim o controle sanitário e a identificação de animais com problemas de saúde pode ser mais fácil. 


No confinamento, os animais ficam em baias individuais ou em grupos, com menor circulação, logo o controle sanitário e cuidados com o estresse do animal devem ser redobrados. 


Os dois sistemas são produtivos desde que sejam gerenciados da melhor forma possível.

Como fazer o semiconfinamento de bovinos

O semiconfinamento é uma técnica importante pois é possível realizar a intensificação da produção, ou seja, se produz mais carne em uma mesma área de terra, tornando-o vantajoso não só para o produtor, mas também para o mercado consumidor. 


Também é possível um controle maior sobre a alimentação dos animais, o que resulta em um ganho de peso mais rápido e eficiente, reduzindo assim o tempo necessário para a engorda e o custo total de produção.

 

Confira as diferenças em imagens:

 

Semiconfinamento de bovinos

 

Confinamento de bovinos


Agora, para implantar o semiconfinamento na sua fazenda, confira o passo a passo:

Construa cochos 

É importante construir cochos de acordo com a quantidade de animais que serão criados, além disso, a localização deve ser de fácil acesso para facilitar o manejo.

Alimentação bovina

A nutrição bovina é de extrema importância para atender às necessidades dos animais. Desta forma, conte com rações balanceadas e suplementos minerais.


Fatores como idade, peso, condição corporal devem ser considerados na escolha. 


Para isso, conte com os suplementos e nutrição bovina disponíveis na InstaAgro, clique e acesse!

Manejo do cocho

Para o semiconfinamento ser saudável para o seu gado, é importante disponibilizar sempre água limpa e fresca, o cocho deve ser limpo com frequência e a troca da ração realizada regularmente. 


Além disso, o cocho deve garantir espaço suficiente para os animais se movimentarem e terem acesso a áreas de pastoreio, com boas pastagens, água e sombra. 


Você sabia que a InstaAgro possui um e-book completo com práticas de semiconfinamento? O Manual Prático de Semiconfinamento de Bovinos foi escrito pelo Professor Guilherme Augusto Vieira, médico veterinário, que faz parte da Farmácia na Fazenda. 


Adquira online e receba o e-book no seu email com conteúdo completo sobre: manejo sanitário, animais para semiconfinamento, manejo nutricional, instalações e equipamentos para semiconfinamento, pastagens para semiconfinamento, como preparar os animais para semiconfinamento, farmácia básica do semiconfinamento, principais doenças presentes no semiconfinamento.


Clique e compre já!

Tipos de semiconfinamento

  • Animais em Terminação
  • Fêmeas e machos em recria
  • Novilhas e vacas de descarte

Principais vantagens de realizar semiconfinamento de bovinos

A intensificação da produção na utilização das pastagens torna-se o uso do semiconfinamento vantajoso, pois permite diluir os custos fixos, através do aumento da taxa de lotação e redução do tempo de abate


Além disso, outras vantagens são:

  • Redução da idade de abate dos animais;
  • Exigência de baixos investimentos em instalações e equipamentos;
  • Baixo custo operacional com menor número de colaboradores;
  • Maior flexibilidade operacional;
  • Bem estar conferido aos animais durante o processo produtivo;
  • Maior adaptabilidade ao sistema produtivo, pois a produção ocorrerá no pasto

Além disso, a redução de doenças e o aumento do bem-estar animal está diretamente associado a essa prática. 


Para melhora da sua produtividade e qualidade de produtos da sua fazenda, conte com a InstaAgro, temos um portfólio completo de produtos que fazem diferença na sua rentabilidade.


Clique, acesse e confira!