A certificação da qualidade das sementes é uma etapa fundamental para a produtividade da sua lavoura, por isso fique atento e tenha fornecedores de confiança para a sua fazenda. 

O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo. Isso não é novidade, mas para manter a qualidade dos nossos produtos, devemos ter muitos cuidados na cadeia produtiva e um deles é com as sementes para agricultura. 


O cenário da produção de sementes no Brasil não costuma ser vantajoso para o pequeno produtor rural. A maior parte da produção é destinada para grandes culturas, como soja, milho, trigo, arroz e algodão.


Sementes para produção de hortaliças e flores, por exemplo, costumam ser importadas. O que abre portas para que a pirataria ganhe espaço para vendas com menores preços. Pensando na qualidade da sua produção, fizemos um artigo pensando nos principais cuidados e informações sobre sementes. Confira!


Deseja receber na sua fazenda, sementes de qualidade e com preços acessíveis? Conheça nossa loja online, clique no link!

Principais cuidados com a escolha das sementes

Processo criterioso e cuidadoso, a escolha das suas sementes deve ser prioridade. Pois, de nada adianta cuidado com o solo, fertilizantes e irrigação se a sua semente foi pirateada, não é mesmo produtor?


Vamos lá, separamos todos os cuidados que devemos ter, confira:

Contaminação

Um dos principais fatores que causam a falta de sucesso com as sementes é a contaminação. Com a presença de pragas e doenças, sua fertilização fica comprometida e sua produção também. 


Por isso, escolha fornecedores de qualidade e encontre-os  na nossa loja online da InstaAgro. Clique e acesse!

Manual de análise sanitária de semente 

Você sabia que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possui um manual de análise sanitária de sementes? Pois é!


A partir desse material, é possível enquadrar as sementes em regras e normas brasileiras, que fazem com que enquadramos ao máximo o produto nas regras internacionais prescritas pela ISTA (International Seed Testing Association).


Com a validação sanitária das sementes, podemos ter maior confiabilidade no produto.

Genética de sementes 

Aqui vai uma informação muito importante, produtor: o potencial da sua produtividade agrícola é determinado pelo potencial genético da sua semente. Bom, isso mostra que a semente possui um grande valor agregado para sua cadeira produtiva.


De acordo com a Embrapa, a semente comercial produzida dentro de padrões rigorosos de qualidades, garantem ao produtor melhor desempenho no campo maximizando os benefícios de outros insumos, como fertilizantes e defensivos.


Mais para frente falaremos sobre sementes geneticamente modificadas, então continue acompanhando!


A InstaAgro garante sementes de qualidade para o seu cliente: confira o site e veja as opções!

Cuidados com as sementes

Alguns cuidados como época de semeadura, ciclos de acordo com a época do ano, tipo de folhas, diâmetros e diferenciais devem ser tópicos de atenção ao comprar sua semente.


Determinadas espécies podem rejeitar solos, temperaturas ou comportamentos da produção. Fique atento, a produtividade da sua horta também depende desse fator!

Classes e categorias de sementes 

As sementes passam por um processo de produção até a venda e isso inclui padrões rigorosos de qualidade, que inclui genética, física, fisiológica e sanitária. Desta forma, a eficácia é garantida.


Mas o que é eficácia garantida: produtividade, bons resultados com fertilizantes e defensivos, menor incidência de pragas e doenças


Durante todo esse processo, as sementes são identificadas pela sua classe e categoria.

Classes de sementes

Dentro das classes existem as sementes certificadas e não certificadas.


Como o nome diz, as certificadas passam por um processo de qualidade e certificação de qualidade. Nesse processo, origem genética, rastreabilidade e aplicação das regras estabelecidas pela Legislação de Sementes e Mudas são realizadas. 

Categorias de sementes   

Já no caso da categoria de semente, confira o que significa cada categoria:

Semente Genética

As sementes genéticas são aquelas que passam por um processo de melhoramento de plantas, onde é realizado a multiplicação mantendo as suas características de identidade e pureza genética. 

Semente Básica

As sementes básicas são aquelas obtidas pelo material obtido de reprodução de semente genética, realizado de forma a garantir sua identidade genética e pureza varietal. Essas são as de primeira geração da semente genética.

Semente Certificada de Primeira Geração (C1)

As sementes certificadas de primeira geração (C1) são aquelas derivadas de material de reprodução vegetal resultante da reprodução de semente básica ou de semente genética. 

Semente Certificada de Segunda Geração (C2)

As sementes certificadas de segunda geração (C2) são aquelas derivadas de material de reprodução vegetal resultante de reprodução de semente genética, básica ou certificada das categorias C1 ou C2. 

Pirataria de sementes

Repararam que existem muitas etapas para que a semente esteja pronta para a sua produção rural, certo? Em contrapartida, quando a semente não passa por esses processos, ela pode prejudicar essa produção.


Com preços abaixo do mercado, das nacionais e importadas e uma, aparente, facilidade de compra, muitos produtores acabam por cair em golpes de pirataria de semente, ou seja, daquelas que são vendidas como certificadas, mas que, na verdade, não passaram pelo processo de certificação. 


Além disso, o termo de pirataria moderna também diz respeito, de acordo com a Embrapa, aos contratos e convenções internacionais onde ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria. 


E, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, grande parte das sementes vendidas são piratas. 

Consequências do uso de sementes falsas

Mesmo idênticas às sementes comerciais, as falsas não possuem qualidade e levam para a sua horta grãos, que não são sementes.

De acordo com a Embrapa, o Brasil precisa modernizar sua legislação para contribuir com a produção e o encaminhamento do progresso técnico para assim aumentar a quantidade de operadores neste setor no Brasil. 

Como evitar o uso de sementes falsas

Ter bons parceiros na hora de comprar os insumos para a sua horta é indispensável.


Sabemos que as dificuldades do produtor rural são muitas. Inclusive, temos um texto abordando os principais desafios, clique aqui e confira.


Porém, a InstaAgro chegou no mercado para ajudar o produtor. Temos uma aba apenas de sementes no site, todas com fornecedores de qualidade e melhor: compra online e chega na sua casa!


Bom demais, não é? Acesse o site e descubra. Não esqueça de compartilhar essa notícia com o seu amigo produtor rural!