O pó de rocha é um excelente fertilizante orgânico para aplicação via solo com alta concentração de silício que melhora os índices de fertilidade e qualidade da sua cultura


Tecnicamente chamado de remineralizador de solo, o pó de rocha é de uso comum e bem tradicional nas lavouras no Brasil. Em Goiás, por exemplo, na safra de 20/21 foram mais de 60 mil hectares aplicando a prática. 


Em linhas gerais, sabemos que o remineralizador colabora em excelentes resultados com as raízes e ajuda na resistência às pragas e doenças. Mas, porquê? Como aplicar? Quais são os reais benefícios?


Esse é mais um artigo feito especialmente para você, nosso parceiro agricultor! Confira.


Somos a primeira loja online do agronegócio no Brasil, clique e confira como podemos te ajudar!

 

O que é o pó de rocha

Os remineralizadores, o chamado pó de rocha, são minerais ricos em micro e macro nutrientes, que sofreram redução e, ao ser misturados ao solo ou a folhagem, eleva os níveis de fertilidade. 


Sua produção é feita a partir de minérios silicatados como, basalto, gabro, diabásio, xistos, gnaisses ou ardósias. O pré-requisito para que seja realizado pó de rocha a partir desses minerais é o cumprimento de índices estipulados pelo Ministério da Agricultura.


Após essa primeira validação, identifica-se a melhor forma de diminuir ou cominuir este minério. Esse processo é feito a partir da extração do próprio solo brasileiro e geralmente é produzido por mineradoras.

 

Benefícios do pó de rocha

De acordo com estudos da agronomia, os principais resultados foram o aumento do pH, melhora da estrutura e o  suprimento de macro e micro nutrientes no solo.


Grupos de estudos destacam que agriculturas familiares e sistemas agroecológicos de produção recebem ainda mais vantagens na utilização do pó de rocha. Destaca-se que, o uso do pó de rocha, gera excedentes de renda e promove mais qualidade de vida, sendo uma importante ferramenta de ganhos ambientais, sociais e econômicos. 

 

3 resultados alcançados com a utilização de pó de rocha

Listamos alguns resultados comuns com a utilização do minério reduzido no solo das lavouras, acompanhe:

 

  1. Investimento em raízes com aumento de tamanho, volume e desenvolvimento de raízes secundárias;
  2. Maior resistência às pragas e doenças devido ao alto teor de silício;
  3. Favorecimento do ambiente para o crescimento de microorganismos que são fundamentais para uma agricultura saudável.

Essas vantagens são obtidas pois o pó de rocha, ao longo prazo, traz regeneração, equilíbrio, aumento da capacidade de retenção do carbono no solo, melhora capacidade de troca de cátions e a retenção de água. Além de ser um ótimo contribuidor na bioativação do solo. 


Na InstaAgro oferecemos diversos produtos para a sua cultura: de sementes à irrigação! Confira.

 

Silício no pó de rocha

Componente principal do pó de rocha de marcas referência no mercado - como a Agrooceanica - o silício, em alta concentração, melhora os índices de fertilidade e qualidade do solo. 


De acordo com pesquisa realizada pelo departamento de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o aumento da produção em tubérculos pode subir em 14,3%. 


Isso ocorre devido a redução do acamamento das plantas, ou seja, quando ramos e as folhas não crescem e ficam eretos, causando diversos problemas por estarem deitados ao solo.


Sem o caule ereto, a planta fica privada da fotossíntese e fica mais vulnerável a microorganismos patogênicos. 


O silício age no fortalecimento da parede celular das folhas e do caule, assim  a planta fica mais ereta e aumenta a área de exposição ao sol.  


Além disso, listamos outras curiosidades sobre o silício. 


Confira nosso pó de rocha da Agrooceanica, referência do mercado.

 

Vale do Silício

O mineral é muito conhecido no setor de tecnologia, por ser o material básico de equipamentos como computadores e celulares. Devido a essa importância, a região de São Francisco na Califórnia nos Estados Unidos, referência em instituições com foco em tecnologia, carrega o nome do mineral.

Abundância

O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, logo após o oxigênio. 

Não é encontrado de forma isolada

Mesmo sendo o segundo mais abundante, ele não é encontrado de forma isolada na natureza e sim está presente em outros minerais, como a argila, feldspato, granito, quartzo e areia. 

Colabora na resistência

Além dos outros fatores já citados, o silício também melhora o suporte às adversidades climáticas, do solo e biológicas. Assim a produção aumenta e também a qualidade das culturas.

Redução na transpiração

A inserção da sílica na parede celular faz com que a planta perca menos água e assim evita um possível estresse hídrico. Em tubérculos como a batata, sensível ao déficit hídrico, o pó de rocha pode trazer boas melhorias. 

Resistência à insetos

Em estudos realizados na África do Sul, insetos cujas larvas se reproduzem no interior de colmos, como por exemplo a cana de açúcar, são reduzidos devido ao aumento da resistência à penetração.

 

Cuidados da aplicação do pó de rocha

Assim como outros fertilizantes, adubos e processos na lavoura, precisamos tomar os devidos cuidados com a aplicação do pó de rocha.


A aplicação deve ser feita via solo, converse com seu técnico e identifique a forma mais indicada. 


Ficou com dúvidas? Conte com o suporte da InstaAgro para saber mais informações sobre o produto!

 

Utilização na agricultura brasileira

Em 2019, foram mais de 2 milhões de hectares, número que sobe para 6,5 milhões em 2020, que utilizaram agro minerais silicáticos. 

Regulamentado pela lei 12.890/2013, além de Instruções Normativa 05 e 06/2016, que inclui os remineralizadores, o uso de pó de rocha é licenciado ambientalmente, tanto sua extração, quanto aplicação.


A InstaAgro está espalhada por todo Brasil, atendendo todas as regiões e ainda com a possibilidade de frete grátis! Acesse o site e veja as regras.