Durante o ano, a pecuária enfrenta um dos seus maiores desafios: o período de transição entre a estação das águas e da seca, que exige dos animais uma adaptação constante às mudanças climáticas e disponibilidade de alimentos, principalmente em regiões onde a seca se estende por mais tempo.

Desde 1954, a Tortuga é a marca de suplementos nutricionais para gado de corte, gado de leite, equídeos e pequenos ruminantes da DSM. Confira o artigo produzido pela Tortuga exclusivo para o blog da InstaAgro. 

O período de transição entre a estação das águas e da seca é um desafio para todos os pecuaristas 

Período de águas

Durante os meses chuvosos, o pasto tem um crescimento mais rápido e se torna mais nutritivo, e são esses aspectos que garantem as “reservas” para o rebanho tolerar o período de seca sem prejudicar a produtividade e a qualidade do gado.


Durante essa época, o ideal é explorar o potencial das pastagens, reduzindo os custos com alimentação. Além disso, as condições climáticas favoráveis contribuem para a saúde e bem-estar dos animais, reduzindo a incidência de doenças e problemas de saúde.

Período de seca

Já a seca é um período popularmente conhecido como crítico para a pecuária, já que as pastagens se tornam escassas e com uma qualidade inferior, comprometendo a produtividade e a nutrição dos animais. Em casos onde não acontece um planejamento prévio, os impactos desses meses são mais graves, com prejuízos econômicos e comprometimento do bem-estar do rebanho.


Entre os principais impactos do período de seca sem planejamento para a pecuária, podemos destacar:

 

  1. Redução da produtividade,
  2. Aumento dos custos com alimentação,
  3. Risco de doenças e infecções,
  4. Perda de animais (em casos mais extremos).

 

Por isso, é essencial planejar e adotar medidas preventivas para enfrentar o período de seca na pecuária, como a realização de manejo adequado das pastagens, a utilização de suplementação alimentar, etc.

Lidando com a transição

Uma das melhores formas de lidar com o período de transição entre as águas e a seca é a suplementação alimentar. Isso pode incluir o fornecimento de rações concentradas, como grãos e suplementos proteicos, que ajudam a manter a saúde e o peso dos animais. Além disso, a utilização de pastagens reservadas para a época de seca, pode ser uma opção interessante para garantir a oferta de alimentos durante esse período crítico.


Outra boa estratégia é a intensificação do sistema produtivo. Isso pode incluir o uso de sistema de irrigação para manter o pasto verde e nutritivo durante a estação seca ou a  adoção de técnicas de manejo mais eficientes para maximizar a produção por área como, por exemplo, confinamento e terminação intensiva a pasto (TIP).

 

Mesmo utilizando a técnica de irrigação, é importante ressaltar que a produção de massa de forragem na seca é muito menor comparado com o período das águas. Já a intensificação do sistema produtivo pode ajudar a reduzir os impactos negativos da falta de chuvas, mas também requer um investimento maior em infraestrutura e tecnologia.


Independentemente da estratégia escolhida, é importante que os produtores estejam preparados para enfrentar os desafios da transição de águas para seca. Isso pode incluir o monitoramento da qualidade e disponibilidade de alimentos, o controle de parasitas e doenças, e a adaptação dos manejos nutricionais e reprodutivos para garantir a sobrevivência e produtividade dos animais.


E, claro: para enfrentar os desafios da transição de águas para seca na pecuária, é essencial contar com produtos e tecnologias de qualidade que possam ajudar a maximizar a produtividade e reduzir os impactos negativos da falta de chuvas.

 

Se você está em busca de soluções eficientes para enfrentar esse período crítico, confira os produtos da marca Tortuga® disponíveis em nossa loja virtual aqui na InstaAgro!

 

Acesse e conheça nossas soluções nutricionais que auxiliarão você produtor a enfrentar a transição de águas para seca. E conte conosco se precisar de ajuda para escolher os melhores produtos para as necessidades e objetivos do seu negócio.