Se você possui bovinos, pode já ter tido a dúvida de como realizar um manejo alimentar adequado. E realmente deve ser uma preocupação, pois a nutrição animal é um fator crucial para a saúde do seu pasto. 


Além da saúde do seu pasto, uma boa nutrição para animais impacta diretamente na sua produtividade. De acordo com a Embrapa, o aumento da produtividade de carne e leite é uma alternativa para incrementar a produção sem precisar abrir novas áreas para pastagens.


Por isso, entender sobre as especificidades e escolhas das rações para o seu gado é de extrema importância. Então, vamos conversar sobre os insumos e composições necessárias para que a nutrição animal na sua fazenda esteja correta? Confira.


Sabia que a InstaAgro também possui ração para diferentes necessidades do seu gado? Clique aqui para conferir!

Como alimentar corretamente meu gado

Começando pela maior dúvida: afinal, o que seria uma alimentação correta para o meu gado


Uma das coisas que você deve considerar para uma formulação de ração ideal para o seu bovino é o valor nutricional dos insumos utilizados. Assim, a nutrição animal suprirá as necessidades de forma adequada


Para isso, é preciso um conhecimento técnico que possibilite combinações adequadas, que resultem em alimentações com o máximo de nutrição e com baixo custo.  Porém, quais são os fatores que definem os valores nutricionais ideais?


Na InstaAgro também tem ração para animais: suínos, equinos ou bovinos. Acesse aqui e saiba mais! 

Fatores que influenciam na escolha da nutrição para animais 

A composição dos nutrientes vai variar de acordo com algumas especificidades do seu gado. Veja alguns cuidados importantes na lista abaixo:

 

  1. Raça: as variedades de raças de animais também dizem respeito a diferentes necessidades nutricionais, entenda o que o seu precisa.
  2. Período de crescimento: dependendo da fase de desenvolvimento do seu animal, será necessário mais ou menos de algum nutriente, fique atento.
  3. Gestação: em épocas de gestação, é necessário cuidados específicos com o seu gado, fique atento.
  4. Lactação: sabia que as vacas, nas primeiras semanas após o parto, não conseguem consumir alimentos em quantidades suficientes para sustentar a produção crescente de leite neste período? Por isso, tomar cuidado com a dieta que permite a maior ingestão de nutrientes possíveis, é extremamente importante. 

Nutrientes necessários para o bovino

Para cada tipo de bovino, existe um pilar de nutrição animal ideal. E é muito importante que os pecuaristas tenham conhecimento sobre. 


Em diferentes combinações e quantidades, alguns nutrientes como proteína, gordura, açúcares, cálcio, minerais, águas e vitaminas são essenciais. 


Os elementos nutricionais podem ser divididos em matéria seca e água. A matéria seca é composta por matéria orgânica e mineral e possui o valor nutritivo, fornecendo energia, vitaminas e proteínas. 


E não apenas os nutrientes, mas as quantidades e combinações são fundamentais. Para isso, é necessário conhecer os insumos e o que cada um fornece. 

Insumos em nutrição para animais

Insumos são nada mais do que matérias-primas utilizadas para compor uma ração para bovinos. Sabe quando vamos ler uma embalagem e encontramos informações como: formada por milho, soja ou arroz? Bom, é isso aqui!


E não podemos seguir apenas deduzindo o que seria mais saboroso para o gado. A nutrição animal requer muita leitura de rótulo e entendimento da substância.


Vamos entender alguns exemplos:

Principais insumos para bovino de corte

Em bovinos de corte temos uma necessidade bem específica: ganho de peso! Então, além de sustentar com toda nutrição necessária, algumas práticas são estratégicas para esse objetivo. 


Logo, forragens, alimentos concentrados e suplementos que fornecem proteínas, carboidratos e fibras são importantes de serem inseridos na dieta.

Principais insumos para gado leiteiro 

Em período de lactação, as vacas devem receber cuidados importantes. E não só a nutrição para animais deve receber atenção redobrada, o status sanitário, patrimônio genético e bem-estar da vaca devem estar no radar do pecuarista.


A nutrição animal para vacas leiteiras, em especial, afeta diretamente a qualidade do leite. Por isso, rações e suplementos de confiança devem ser preocupações para o seu negócio.


Também vale lembrar sobre o sal mineral, suplemento importante para atender as necessidades nutricionais da vaca. Probióticos e prebióticos também estão nesta lista.


São muitos cuidados e atenção com o seu rebanho, não é mesmo? Por isso, conte com um fornecedor de confiança. A InstaAgro está aqui para te ajudar!

Suplementação na nutrição para animais

Como citado para as vacas leiteiras, a suplementação é outro fator importante na nutrição animal.


Por exemplo, em períodos de seca, as forrageiras apresentam baixo valor nutricional, então nesta hora, para que seu gado não fique com déficit protéico, a inserção de suplementação é necessária


Além de fornecer nutrientes em volumes específicos, é possível reforçar alguma dieta necessária


Cuidados com a nutrição do seu gado são muitos. Mas, ter fornecedores de confiança e um bom acompanhamento técnico trará bons resultados de produtividade para o seu rebanho. Continue acompanhando o blog da InstaAgro e saiba mais!


São muitas preocupações para o pecuarista. Por isso, conte com a InstaAgro, compre nutrição para animais em nosso site e receba na sua fazenda.