Com auxílio e boas sementes, sua mini horta em casa pode ser uma excelente opção para economizar no supermercado e gerar senso de responsabilidade nas crianças

 

O cultivo de plantas não é um gosto exclusivo de quem mora no campo. Com a tendência de assuntos como sustentabilidade e alimentação saudável, as mini hortas ganharam espaço nas casas brasileiras. Se você acha que não pode ter seu cultivo porque não possui grandes espaços, viemos aqui te mostrar que não.


Para isso, você precisará selecionar vegetais indicados para o tamanho do espaço, usar equipamentos e materiais específicos, além de uma manutenção cuidadosa. E, claro que a InstaAgro te ajuda em a saber tudo que você precisa.

 

A InstaAgro é a primeira loja online do agronegócio, clique e acesse!

 

Acompanhe as dicas que selecionamos para você fazer sua mini horta em casa já!

 

Motivos para você fazer uma mini horta em casa 

Afinal, qual será a utilidade da minha horta em casa? Pegue a caneta e o papel, porque são muitas! 


O primeiro é o incentivo ao consumo de vegetais, fica bem mais fácil quando temos nossa própria horta. E, além disso, você poderá consumir produtos completamente livres de agrotóxicos, o que é um grande diferencial no quesito saúde.


Isso também leva a economia. Diminuindo os gastos na feira, o que hoje em dia pode fazer uma boa diferença no final do mês. E não apenas saúde física e financeira são os motivos para você ter uma mini horta em casa.


O toque verde dos seus vegetais e hortaliças pode ainda ser um ítem de decoração diferenciado, trazendo energia e acolhimento para a sua casa.


E, se você tem criança em casa, tem um extra: a horta em casa proporciona um excelente aprendizado de responsabilidade.

Horta em casa: atividade para as férias das crianças

De acordo com a idealizadora do projeto Horta Zen, a criança acompanhar o desenvolvimento de uma planta pode até ajudar no consumo, tornando-o muito prazeroso. E não só isso.


O senso de responsabilidade e o contato com a natureza pode ensinar muitas lições aos seus filhos, além de oferecer um tempo de qualidade no momento de construir e cuidar da mini horta em casa.


Outro aspecto que você pode desenvolver com seus filhos é a paciência. As crianças aprendem que tudo tem seu tempo ao acompanhar o tempo de crescimento da plantinha.

 

Mas, o que vou plantar?

Já pensou, momentos antes de cozinhar, colher seus temperos e vegetais? Com uma mini horta em casa é bem possível!


Para isso, selecionamos 5 vegetais que podem ser plantados em casa, veja:

Alface

Muito frequente nas mesas dos brasileiros, a alface é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo, além de possuir diferentes espécies com cores e texturas variadas. E ela pode ser o  primeiro vegetal plantado na sua casa.


Contudo, alguns cuidados são necessários. Você precisa acompanhar a luminosidade, então escolha um local que ela receba luz solar boa parte do dia. A umidade também é importante, regue suas alfaces todos os dias!


E você poderá colher sua hortaliça, em média, 60 dias após plantar.

 

Na InstaAgro temos diversas opções de sementes de alface, clique e confira!

 

Alho

Um grande coringa em todas as receitas: quem não ama aquele cheirinho de alho refogando? Plantá-lo em casa pode ser uma excelente forma de economizar no mercado!


Para ele, você precisará de um vaso médio ou grande, um espaço na janela onde pegue sol. Plante os próprios dentes de alho, mas tome cuidado: deixe, pelo menos, 6 cm de espaço entre cada dente. 


E aqui vem o segredo para seu alho brotar: você precisa regar e manter o solo úmido durante as primeiras duas semanas. Após plantar os dentes de alho, você poderá colher em aproximadamente 140 dias depois.

Cebolas

Falando em tempero, nada mais brasileiro do que a comida com cebola, por isso, vamos te contar como você pode plantar cebolas na sua mini horta em casa.


As cebolas se dão muito bem no inverno, o indicado é que sejam plantadas entre maio e junho e você precisará expor sua horta no sol por volta de 6 horas por dia.


Para uma boa terra no plantio de cebola, cuide que ela esteja um pouco mais ácida e faça a preparação do solo com incorporação de cal 30 dias antes do plantio. Mas, atenção: a cebola não gosta de muita água, então cuidado com a umidade.


E o tempo de colheita será por volta de 6 ou 7 meses.

 

Cenoura

Com fácil cultivo e variados benefícios à saúde, a cenoura pode ser uma opção de cultivo na sua horta em casa


A cenoura pode ser plantada durante todo o ano, mas atenção: cuidado com o grupo que a sua semente faz parte. Dependendo de qual for, plantar no final ou no começo do ano poderá impactar diretamente na sua hortinha.


A temperatura ideal para plantá-la está entre os 16°C a 22°C, então atente-se para não perder sua hortinha devido ao calor excessivo


O solo da cenoura deve ser neutro, profundo e bem drenado! Então, indicamos canteiros de 1,10m de largura e 15cm de altura, separe as sementes com uma distância de 5 a 10 cm. 


Caso você more em apartamento e precise que o cultivo seja em vasos, escolha bem profundos!


Para colher, você poderá esperar até 110 dias após semear, que suas cenouras estarão prontas.

 

Confira as promoções de semente de cenoura tropical no site! Aproveite o frete grátis acima de R$199.

 

Ervilha

Um cultivo simples e prático, mas que deve receber atenção. O clima indicado para elas deve ser de 13°C a 18°C, então evite se você mora em regiões muito quentes. Não esqueça do sol, elas precisam de alta luminosidade.


Já o solo, deve ser bem drenado e com pH entre 6 e 6,8 e irrigue com frequência. Escolha também um vaso médio ou grande para ela, com pelo menos  30 cm de profundidade.


Procure plantar sua ervilha entre o inverno e a primavera, cavando buracos de 4 cm de profundidade e deixe uma distância de 7 cm entre cada semente.


Os frutos chegam com cerca de 1 mês e meio, assim você poderá inseri-las no cardápio da sua casa o quanto antes.

 

Como começar uma mini horta em casa

Se você se identificou até aqui, agora é hora de começar a se preparar para ter sua mini horta em casa. 


Comece reservando um espaço adequado, aqui no texto citamos alguns vegetais e hortaliças, mas as opções são variadas, o importante é que você tenha mapeado que seu cultivo precisará de luminosidade e ventilação. 


Conte com recipientes corretos, como vasos, caixas de madeira ou floreiras. 


Prepare seu solo! É muito importante para seus cultivos darem certo.


E a parte mais importante: comece a plantar!


Mas antes, dá uma passadinha no site da InstaAgro, temos sementes e equipamentos indispensáveis para você começar o seu projeto. 

 

Nosso site está cheio de ofertas, clique e garanta as sementes que você precisa para começar sua mini horta em casa!