Com uma produção de mais de 800 mil toneladas de peixes de cultivo, a piscicultura brasileira cresceu em 2,3% no último ano. A curva ascendente da atividade econômica comprova a demanda crescente de peixes de cultivo que, para obterem sucesso, precisam de um manejo da água para piscicultura assertivo.


Os peixes de cultivo são, em sua maioria, destinados ao consumo externo, com os Estados Unidos, responsável por 81% das vendas nacionais. A tilápia e o tambaqui são os peixes mais procurados. 


Mas, para o seu produto ser rentável e de boa qualidade para exportação e consumo nacional, é importante alguns cuidados, principalmente com a água. Confira todos os detalhes no artigo produzido pela InstaAgro para você.

A piscicultura é uma atividade econômica brasileira que se mantém em crescimento e seu principal destino é a exportação 

Cuidados com o manejo da água para piscicultura

A piscicultura é uma atividade econômica que vem crescendo cada vez mais, sendo responsável pela produção de alimentos e geração de renda em diversas regiões, como o Paraná, estado que mais produz peixes no Brasil. 


No entanto, para obter sucesso nessa atividade, é necessário um manejo adequado da água, que é um dos principais insumos para essa atividade. Inclusive, a qualidade da água é determinante para o crescimento e a saúde dos peixes


Agora o que uma água precisa para ser de qualidade?

Fatores determinantes para qualidade da água para piscicultura

Alguns fatores são determinantes para definir a qualidade da água, confira a lista que separamos:

 

  • A água deve estar livre de contaminantes;
  • A água deve possuir uma oxigenação adequada;
  • A água deve respeitar os parâmetros de pH;
  • A água deve seguir uma temperatura ideal;
  • A água deve possuir salinidade compatível com a espécie criada.

 

E é a partir de um manejo da água cuidadoso e constante, que será possível obter um ambiente saudável para os peixes. Para isso, o local para instalar o sistema deve seguir alguns cuidados.


A InstaAgro conta com um portfólio de rações de peixes e produtos para melhorar a água do tanque para piscicultura! Acesse nosso portfólio e confira!

Cuidados na construção do sistema de piscicultura

Um dos primeiros cuidados para o manejo da água na piscicultura é a escolha do local para a instalação do sistema. Alguns fatores como fontes de água em quantidade e sua qualidade adequada para a atividade devem ser prioridade na escolha do local. 


Além disso, é necessário levar em consideração as questões geográficas do terreno, como a topografia, a disponibilidade de energia elétrica e a proximidade de vias de acesso para facilitar o transporte dos peixes.


Após a escolha do local, a próxima etapa é a construção do sistema de captação, armazenamento e distribuição da água. O sistema de captação deve ser construído de forma que garanta que a água seja retirada de uma fonte limpa e livre de contaminação. 


É importante que seja instalado um filtro para remover sedimentos e outras impurezas que possam prejudicar a qualidade da água. A água deve ser armazenada em um reservatório que possua capacidade suficiente para suprir as necessidades diárias da piscicultura. Aqui indicamos que o reservatório seja impermeabilizado para evitar perdas de água por infiltração no solo.


Outro fator importante, é que recomenda-se que o reservatório seja coberto para evitar a evaporação da água e a contaminação. 


Após o reservatório de água, é feita a distribuição da água para os tanques de cultivo de forma adequada. E mais uma vez os filtros devem estar presentes: não esqueça da sua instalação para remover impurezas que possam prejudicar a qualidade da água.


Garantindo esse sistema que protege a água de contaminação, o manejo da água é a próxima etapa.

Como realizar o manejo da água para piscicultura

O manejo da água para piscicultura é crucial para o sucesso da piscicultura, pois é o ambiente onde o peixe vive e cresce. A falta da manutenção correta pode levar a doenças, causando baixo crescimento e mortalidade do peixe, o que no final do mês, significa prejuízo.


Confira os passos para o manejo da água para piscicultura:

Parâmetros da água para piscicultura

Alguns parâmetros da água devem ser acompanhados e monitorados para um bom manejo da água para a piscicultura. Dentro desses fatores, é necessário observar a seguinte lista:

 

  • Medição do pH: este deve estar entre 6,5 e 9,0;
  • Temperatura da água: varia de acordo com a espécie de peixe;
  • Oxigênio dissolvido: deve estar acima de 5mg/L;
  • Níveis de amônia, nitrito e nitrato: devem ser mantidos baixos para evitar a toxicidade.

Circulação de água para piscicultura

Outro fator importante para manter a saúde e a qualidade da água nos tanques de piscicultura é a sua boa circulação. A circulação da água colabora nos níveis de oxigênio dissolvido e evitam a acumulação de compostos tóxicos


Aqui você pode utilizar filtros biológicos para remover os resíduos dos peixes e outras possíveis impurezas da água.

Ocupação dos tanques de água para piscicultura

Assim como os parâmetros de circulação, a lotação dos tanques podem interferir diretamente na qualidade da água e monitorar a superlotação faz parte do manejo de água para piscicultura. 


O excesso de população pode causar um alto índice de resíduos de peixes, elevando a amônia, nitrito e nitrato. Acompanhe a capacidade máxima dos tanques de acordo com cada espécie de peixe.

Alimentação dos peixes

A quantidade adequada de alimento pode afetar diretamente a qualidade da água para a piscicultura. Desta forma, forneça a quantidade adequada de alimento, para que o excesso não se decomponha e eleve os níveis de amônia, nitrito e nitrato.


Utilizar ração de qualidade e evitar alimentos que causem problemas digestivos nos peixes também são manutenções cruciais para o sucesso do seu cultivo. 


Você encontra rações para peixe na InstaAgro: confira as ofertas imperdíveis da Socil!

Como identificar alterações na água para piscicultura

Alguns sinais podem ser identificados se a qualidade da água do seu tanque não estiver ideal. Veja alguns exemplos:

 

  • Peixes ofegantes;
  • Comportamento anormal dos peixes;
  • Água turva;
  • Odor desagrádavel na água.

 

Caso observe algum dos sintomas, tome medidas imediatas como aumentar a circulação da água, realizar troca parcial da água e realizar o tratamento com produtos indicados.