A irrigação é uma técnica muito utilizada por agricultores para levar água às plantações e manter a saúde das suas culturas em dia. Em algumas regiões, a irrigação ainda é usada para substituir a chuva, principalmente nas épocas mais secas e onde há escassez hídrica.

 

A prática se resume em distribuir um determinado volume de água em uma área específica da plantação, e deixar o solo úmido o suficiente para o desenvolvimento saudável do plantio.

 

Além disso, a irrigação está presente em diversas regiões, em diferentes modelos de propriedades e modelos de plantio e manejo, otimizando o tempo e espaço dos agricultores.

 
 
Plantar pimentõesPlantar pimentões

A irrigação por gotejamento é um dos tipos disponíveis no mercado para os agricultores

 

A importância da irrigação e seus objetivos 

Como as águas das chuvas podem ser insuficientes para garantir o plantio e os trabalhos de sua propriedade, a irrigação deve ser uma técnica complementar para garantir o sucesso da sua plantação.  Assim, a irrigação é importante para:

 

  1.  Aumentar a produção dos alimentos;
  2. Aumentar a oferta dos produtos agrícolas;
  3. Mais padronização e qualidade;
  4. Novos mercados consumidores;
  5. Aumento da receita;
  6. Reduzir as perdas da lavoura;
  7. Reduzir os riscos de seca e estiagem.

Assim, existem alguns alimentos que são beneficiados com os sistemas de irrigação e que estão sempre presentes em nossas mesas: arroz, feijão, cana-de-açúcar, legumes, frutas e verduras. 

O sistema de irrigação pode ser utilizado em grandes ou pequenos plantios ou propriedades, além de hortas que você pode ter em sua residência, para otimizar o seu tempo, espaço e energia.

Além de sistemas de irrigação, a InstaAgro conta com sementes, fertilizantes e tudo que você precisa para sua produção. Clique e confira.

 

Como implantar um sistema de irrigação? 

Ter um sistema de irrigação em médias e grandes propriedades depende de alguns fatores e cumprir alguns requisitos mínimos solicitados. 

Os requisitos dizem respeito principalmente à disponibilidade de água do local, para garantir que haja a qualidade e o controle da utilização, para evitar o desperdício. Além disso, a água precisa ser de boa qualidade. 

Outros pontos a serem pensados antes da implantação do sistema de irrigação são o solo, relevo, clima, cultura e o manejo. Para entender o melhor tipo para você e sua propriedade, que tal conhecer os sistemas de irrigação

 

Principais sistemas de irrigação

É importante avaliar os diversos tipos de irrigação e suas características, para decidir o melhor sistema a adotar para a sua propriedade. Alguns exemplos são: 

Irrigação por superfície 

A água passa por canais e é absorvida pelo solo e o excesso vai para uma vala. Existem vantagens diferentes, como o aumento da fotossíntese por causa do reflexo da água e o custo de manutenção ser menor que os demais. 

Aspersão 

Utilizada para projetar jatos de água, que atingem uma certa altura, retornando ao chão em forma de gotículas. É um sistema de baixo custo, que se adapta a todos os solos e têm uma estrutura ajustável.


Você sabia que aspersores também podem servir para a limpeza de placas solares? Veja o artigo da InstaAgro sobre!

Irrigação por gotejamento 

Nesse tipo de sistema, que é o que vamos nos aprofundar neste artigo, a água passa por tubos que possuem aberturas para gotejar ao longo do comprimento, onde a água sai pelos gotejadores em locais corretos no solo, atingindo as raízes das plantas. É necessário algumas medições específicas, para manter a estabilidade. 


A irrigação por gotejamento economiza energia e mão de obra, pode ser utilizada em diferentes solos e ajuda a aplicar fertilizantes. 

Os equipamentos necessários para a irrigação por gotejamento 

Para implantar esse sistema em sua propriedade, são necessários: 

  1. Os gotejadores;
  2. Linhas laterais, linha principal e ramais de derivação, feitas com tubo PVC ou lona;
  3. Filtros separados, de tela, disco e areia;
  4. Equipamentos para automação, como controladores, válvulas solenóides e controladores de pressão;
  5. Reservatórios, injetores e agitadores para fertirrigação;
  6. Conjunto motobomba, transformador e etc. 

Tudo que você precisa para o seu sistema de gotejamento tem na InstaAgro, produtos de confiança, site seguro e chega na sua casa. Clique aqui e veja toda nossa linha de produtos!

Os benefícios do sistema de irrigação por gotejamento 

Esse sistema é benéfico pois garante um controle rigoroso da quantidade de água que será fornecida às plantas, evitando o excesso ou a falta, podendo ser calibrado de acordo com a espécie e tipo. 

Os sistemas de irrigação por gotejamento podem ser semi-automatizados ou automatizados, precisando de pouca mão de obra para lidar com o sistema. 

A irrigação por gotejamento possibilita o cultivo em áreas com afloramentos rochosos ou declives. Além disso, neste sistema, a água é aplicada pela superfície, fazendo com que a folhagem e o tronco das plantas não fiquem molhadas.

A água não evapora, escoa ou é desperdiçada, sendo uma irrigação uniforme em qualquer área, solo ou relevo. Além disso, a economia de energia é otimizada, pois o gotejamento opera em baixa pressão. 

Por que optar pela irrigação por gotejamento? 

Assim como a gente, as plantas gostam de água de maneira proporcional e balanceada. É por isso que o gotejamento garante doses pequenas e exatas, condições ideais para desenvolver o seu plantio em altas produtividades. 

As plantas, então, produzem mais, pela alta disponibilidade de água e nutrientes, sob a medida para cada fase de desenvolvimento da planta, sem saturação ou aeração do solo.

Além disso, esse sistema de irrigação é conhecido por ser um método super eficiente, de 95% a 100% no uso da água. Isso está diretamente ligado ao desenvolvimento da cultura e, consequentemente, ao rendimento e rentabilidade do agricultor. 

Além disso, o retorno sobre o investimento é alto, porque, dentro os diversos métodos de irrigação, a por gotejamento proporciona aumentos na produtividade, além de se pagar a curto prazo. 

Esse sistema pode ser usado em grandes plantios, mas também é ótima e super aconselhada de ser usada por pequenos produtores e hortas, garantindo a eficiência e a economia de água e de energia. 

Por fim, a irrigação por gotejamento não interfere no uso de fertilizantes e outras práticas de cultivo e colheita

 

Gostou de saber mais sobre a importância da irrigação por gotejamento e entender que você pode implantar esse sistema em seu plantio, aumentando a sua produtividade, independente do clima, solo e agricultura?

 

Compartilhe o texto com seus colegas e passe na nossa loja online, temos outras soluções para a sua produção rural!