O uso de fertilizantes na agricultura é necessário e colabora para a produção e produtividade

Mesmo com muitos anos de produção rural, é comum que surjam dúvidas sobre as melhores recomendações técnicas para a sua cultura. Uma delas pode ser referente a qual fertilizante ideal para a minha cultura.


Nos últimos anos, o segmento que envolve os fertilizantes sofreu uma evolução tecnológica significativa, chegando ao mercado com diversas inovações, fórmulas e recomendações para as culturas.


E inovação, significa tecnologia, a qual envolve muitos estudos de laboratórios e a campo e melhores insumos para otimizar a produção e produtividade da para a sua cultura. Claro, tudo pensando no melhor produto final que você disponibilizará ao mercado consumidor. 

 

E a InstaAgro é a sua parceira. A loja online possibilita que você compre de casa e receba diretamente na sua produção. Clique e confira!

 

Aproveite para conferir este texto sobre fertilizantes!

Afinal, o que são fertilizantes?

Em resumo, o fertilizante agrícola é uma fonte de nutrientes! De acordo com a legislação brasileira, são “substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas''. 


Os nutrientes também podem ser não minerais - como Carbono, Hidrogênio e Oxigênio - e elementos químicos (conforme a quantidade ou proporção) que são divididos em: macronutrientes primários (nitrogênio, fósforo e potássio), macronutrientes secundários (cálcio, magnésio e enxofre) e micronutrientes (boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, zinco, sódio, silício e cobalto). 

Fertilizantes são fornecedores de nutrientes

Os fertilizantes, formados por nutrientes, são utilizados para a melhoria e manutenção da fertilização do solo, influenciando diretamente na produtividade das culturas, qualidade dos produtos e sustentabilidade.


Fertilizante agrícola é um insumo essencial para a sua cultura. Bom, isso você já deve saber. A partir de seus compostos, é fornecido nutrientes ao solo para que a sua semente germine, produza folhas, sementes e frutos de qualidade. 


Mas, qual a diferença de cada tipo de fertilizante? Quais são os principais cuidados que se deve ter com a aplicação? Confira!

Tipos de fertilizantes

Os fertilizantes podem ser granulados, sólidos (em forma de bastonete), líquidos, em versão concentrada, que precisa de diluição em água ou já pronto para uso ou em pós. 


Mas além disso, os fertilizantes ainda podem ser divididos em três categorias:

Fertilizantes simples

Aqueles que o produto natural (origem vegetal ou animal) ou o composto químico, contém um ou mais nutrientes de plantas. 


Um exemplo de fertilizante simples orgânico é a adubação verde, prática conhecida por se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo para enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio e, assim, aumenta-se a produção de biomassa vegetal.

Fertilizantes mistos

Tanto os orgânicos quanto os minerais possuem essa categoria. Aqui eles são resultantes da mistura de dois ou mais fertilizantes simples. O Cálcio e Boro, por exemplo, é uma mistura de dois fertilizantes simples que trazem resultados qualificados para a sua cultura.


Sabia que temos um texto só falando sobre esse fertilizante? Clique, acesse e saiba mais sobre as vantagens do Cálcio e Boro na sua cultura.

Fertilizantes Compostos

São aqueles que são obtidos a partir de processos físicos, químicos, físico-químicos ou bioquímicos onde matérias-primas (de várias origens) são isoladas ou misturadas, sendo enriquecidas de nutrientes minerais ou princípios ativos para melhorar suas características físicas, químicas ou biológicas. 


Fertilizantes estão na InstaAgro! Confira nossa aba de produtos no site, compre e receba em casa. Clique e acesse!

Uso de fertilizantes

Você sabia que em 1786, Thomas Malthus, um economista matemático considerado pai da demografia, defendeu que a população cresceria em um ritmo tão acelerado que seria maior que a oferta de alimentos? 


Bom, errado ele não estava. Cada vez mais os agricultores precisam produzir mais e em um menor espaço. Concorda, produtor?


Entre as opções que colaboram para o aumento da produtividade estão os fertilizantes. Com eles, é possível ter uma resposta rápida na cultura e ainda ajudando o meio ambiente. Mas, por quê?

Fertilizantes e sustentabilidade

Com a necessidade de produzir cada vez mais, o que seria esperado era aumentar as terras agrícolas, o que poderia acelerar danos ao meio ambiente


Por isso, fertilizantes são aliados na redução do desmatamento, erosão, poluição de água, emissão de gases estufa, consequências de um aumento exacerbado do território agrícola, pois otimiza a mesma produção sem expansão de terras agrícolas.

Boas práticas do uso de fertilizantes

Além de um profissional certificado responsável por te acompanhar nessa decisão, alguns cuidados com a utilização de fertilizantes são básicos


Assim, o primeiro cuidado é com a quantidade adequada à sua planta, pois isso garante a produtividade. Desta forma, a quantidade inserida de nutrientes no solo deve ser feita para repor a perda durante os ciclos.


De acordo com a Engenheira Agrícola Mônica Camargo, em artigo publicado no site do Governo de São Paulo, sem a adubação do solo com fertilizantes, haveria uma degradação do solo e redução da oferta de alimentos.

Acidificação do solo

A maioria dos solos brasileiros possuem pH menor do que 6, isso significa, que são ácidos. Desta forma, o processo de retenção dos nutrientes fica mais desfavorável às plantas.


Assim, materiais corretivos de acidez, como o calcário, que fornece cálcio e magnésio, são necessários para que aumente a produtividade agrícola. 

Vantagens do uso de fertilizantes agrícolas


Afinal, devo usar fertilizantes agrícolas? Sim. É necessário e colabora com a produtividade da sua produção. para te ajudar no processo de decisão de qual fertilizante utilizar, a InstaAgro possui uma aba no site só com esses produtos, já conferiu?

 

Clique e confira, compre da sua casa e chega na sua porta!

 

Além disso, listamos outras vantagens do uso de fertilizantes. Confira!

 

  1. Plantas com maior crescimento;
  2. Plantas com sistemas radiculares mais vigorosos;
  3. Melhora o aproveitamento da água e da energia solar;
  4. Incremento da capacidade fotossintética, produção de massa vegetal da parte aérea e do sistema radicular da planta.

Impactos do uso de fertilizantes agrícolas

Em resumo, o uso racional dos fertilizantes, de acordo com artigo publicado na Revista Pesquisa & Tecnologia, pode reduzir a degradação química, física e biológica do solo.


Em alguns contextos, podemos observar melhora na conservação da qualidade da água, saúde das plantas e eficácia no seu papel de fornecer alimento e energia à população.


De acordo com artigo publicado na Revista Pesquisa e Tecnologia, se usados em quantidades ideais, estudos mostram que não há diferença entre valores nutricionais e avaliação sensorial de plantas adubadas com fertilizantes minerais ou orgânicos. Isso ocorre porque a planta não distingue a diferença da fonte de nutriente.

Qual fertilizante agrícola ideal para a sua cultura?

Respondendo a pergunta que começamos: é importante que você entenda os tipos, os nutrientes e as causas do uso de fertilizantes para respondermos essa pergunta. Por isso, passamos por diferentes temáticas aqui no texto!


Desta forma, indicamos como descobrir o fertilizante ideal em 5 passos:

  • Faça uma análise do solo: entenda quais são os nutrientes disponíveis e o que está faltando. Desta forma, você será assertivo na reposição!
  • O que a sua cultura precisa? Entenda qual a necessidade de nutriente da sua planta.
  • Outras orientações que nossos profissionais certificados indicam são: 

 

    • Determinação dos elementos limitantes;
    • Estabelecimento das quantidades necessárias;
    • Localização;
    • Rentabilidade;
    • Efeito na qualidade do produto colhido;
    • Efeito na qualidade do ambiente.

 

  • Confira o site da InstaAgro e veja as opções que mais cabem no seu bolso, pois garantimos que cheguem na sua casa!
  • Consulte um profissional certificado ou nossos consultores para a formulação e aplicação ideal!
  • Acompanhe a utilização e veja qual adubo possui o melhor custo benefício para você!

Queremos fornecer informações e conteúdos cada vez mais relevantes para as produções agrícolas do Brasil. Por isso, compartilhe nos grupos com seus colegas!


E não esqueça de acessar nosso site, estamos esperando para te atender!