De fácil cultivo e manuseio, além de ótimos acompanhamentos nas comidas, os pimentões estão cada dia mais presentes na hortinha dos brasileiros. 

 

Como é um alimento rico em vitaminas e minerais, que fortalece o sistema imunológico e melhora a sua saúde, é uma ótima escolha se está procurando o que plantar de novo! 

 

Você sabe como plantar pimentão, suas diferenças, como manter o cultivo saudável? 

 

Fizemos um texto especial para você, que quer começar o ano com um novo cultivo na sua horta. Confira! 

 

Aproveite e passe no site da InstaAgro, temos tudo que você precisa para sua horta 

 

Plantar pimentõesPlantar pimentões

Saiba como plantar pimentão: o querido dos temperos brasileiros!

O que é o pimentão?

É um vegetal do gênero Capsicum e da família das Solanáceas, sendo parente dos tomates, berinjelas e batatas. Com diversas espécies, formatos e cores, são facilmente identificáveis como da mesma família. 

Seus formatos são, geralmente, quadrados, retangulares ou cônicos. É uma hortaliça rica em vitaminas A, C, B1, B2, B5 e sais minerais essenciais para a sua saúde. 

O gosto dos pimentões é, geralmente, bem acentuado, assim como o seu cheiro. Em algumas pessoas, ainda é capaz de gerar uma queimação e até a indigestão desse alimento, sabia? 

Uma hortaliça típica de clima tropical, que precisa de temperaturas diferentes de acordo com a fase de crescimento da planta, e sua época de plantio depende do clima da região. Por exemplo, para regiões de baixa altitude e de inverno ameno, o pimentão pode ser plantado durante o ano todo

Mas, nessas regiões, a semeadura de fevereiro a abril deixa as condições para a cultura e colheita melhores, principalmente por ser a época de melhores preços. 

Já para regiões muito quentes, é melhor cultivar o pimentão durante as épocas de outono-inverno. Em regiões que são mais altas e mais frias, a época de plantio é a da primavera-verão. 

Planeje-se caso você pense em começar a ofertar a venda do pimentão. Afinal, vale a pena começar a pensar em acrescentar essa hortaliça, pois é muito popular e procurada aqui no Brasil

Quais os diferentes tipos de pimentão? 

Antes de aprender como plantar pimentão, é importante que você conheça os diferentes tipos, para ser mais certeiro na sua escolha e aproveitar melhor a sua hortinha de casa. 

Aqui no Brasil, as variedades mais comuns são o verde, amarelo e o vermelho. Porém, sabia que é possível encontrar pimentões de cores roxa, branca e laranja? Essas últimas são consideradas exóticas. 


Procura sementes de todos os tipos de pimentão? Tem na InstaAgro! 

Pimentão verde

Por ainda não ter amadurecido, seu sabor é o mais forte e azedo entre as três opções mais comuns. Além disso, é a opção menos calórica, rica em Vitamina E e nutrientes antioxidantes. 

Pimentão amarelo 

Uma forte fonte de Vitamina C, com potente ação antioxidante, ajuda a absorver o ferro pelo organismo. Esse tipo de pimentão possui um sabor levemente mais adocicado que os outros. 

Pimentão Vermelho

Rico em Vitamina A, também é um forte antioxidante, é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele, prevenindo a degeneração muscular. Sua coloração vermelha também é fonte de Vitamina C, sendo rica em nutrientes. 

Então, em suma, quais os benefícios do pimentão para a sua saúde?

Como dissemos um pouco acima, o pimentão é uma ótima fonte de nutrientes para a sua saúde, ajudando a: 

  1. Reforçar o sistema imunológico;
  2. Combater ao envelhecimento;
  3. Ótimo aliado para a saúde dos ossos. 

Em suma, é benéfico por ter alto poder antioxidante e ser repleto de vitaminas e minerais, que ajudam a combater os radicais livres, fortalecer seu sistema de defesa e absorver cálcio e ferro. 

É válido ressaltar que estes tipos de pimentão são os mais famosos aqui no Brasil e todos os três tem um ótimo plantio e revenda. Então, que tal começar a pensar em acrescentá-lo a sua horta ou plantação, para se tornar mais uma fonte de renda? 

Pensando nisso, agora que você já conhece mais sobre a hortaliça, vamos aprender como plantar pimentão

Como plantar pimentão?

Existem algumas fases do plantio que você precisa saber:

1. Cultivo

O cultivo do pimentão pode ser realizado na terra ou em vasos grandes, de 50 a 60 cm de altura, para facilitar a acomodação das raízes. 

2. Adubação

Durante o ciclo de vida do pimentão, você deve adubá-lo pelo menos 2 vezes. Uma vez logo após o plantio e, a segunda, preferencialmente, de 30 a 45 dias depois. 

Você pode optar por utilizar adubos orgânicos, como no caso de esterco de gado, galinha, húmus de minhoca ou farinha de ossos. Mas também pode usar os fertilizantes NPKs, que são os macronutrientes principais para as plantas


NPKs você encontra na InstaAgro, sempre com a melhor procedência e excelência do mercado. Clique e confira as opções!

3. Irrigação

Se você está planejando plantar o seu pimentão em um vaso, use um regador. Afinal, os pimentões precisam de irrigação diária e uma boa iluminação

Caso você tenha um sítio ou chácara, você pode usar equipamentos de irrigação como tubogotejadores ou aspersores, identifique o modelo ideal para você neste texto.


Kits irrigação é na InstaAgro: compre das melhores marcas do mercado e receba em casa! 

4. Iluminação

Para que a sua planta floresça com saúde e dê bons frutos, ela necessita de algumas horas de sol direto por dia, sendo idealmente 4 horas de sol em um ambiente arejado. 

Se você for plantar em uma área interna da sua casa, mantenha o seu vaso próximo de janelas ou na sacada, onde ele será bem iluminado durante o dia. 

5. Solo ideal

Para um bom plantio, o solo é uma das fases importantes, que deve ser rico em matéria orgânica e em substratos que permitam uma boa drenagem. Não esqueça dos fertilizantes!

6. Faça mudas

É possível fazer mudinhas do seu pimentão e a melhor forma de multiplicação é por meio de suas sementes. Assim, você propaga sua planta e gera frutos de maior qualidade. 


Por isso, sempre opte por boas sementes, para garantir a qualidade da sua colheita após o tempo certo. 


Você sabia que a semente de qualidade interfere na produtividade da sua horta? Fizemos um texto falando sobre, clique e acesse!

7. Melhor época 

Como dissemos acima, depende de onde você mora. Mas, idealmente, é em épocas quentes, entre as estações de primavera e verão. 

Em estufas é possível cultivá-los durante o ano todo, mas sabemos que muitas vezes isso se torna inviável, não é? Então, acompanhar a melhor época de plantar pimentão é importante caso queira começar esse cultivo!

8. Tempo médio de produção

O pimentão é anual, e sua colheita é, em média, 110 dias depois do plantio. Mas a planta pode continuar produzindo frutos por até 3 a 4 meses. 

Mais informações importantes que você deve saber antes de plantar pimentão 

É importante sempre cuidar da horta e deixar os seus pimentões em vasos separados de outras plantas, para que seja um crescimento exclusivo, evitando pragas e que sua planta adoeça com o passar do tempo

Gostou de saber mais sobre o plantio do pimentão? Ficou com alguma dúvida sobre como adaptar essa plantação à sua horta ou plantação? 


Compartilhe o texto com amigos e passe no nosso site, temos promoções te esperando!