Com demanda diversa de mercado, o manjericão é um queridinho dos temperos e condimentos brasileiros. Usado em saladas e até em pizzas, seu toque é singular. E claro que a InstaAgro vai te ensinar como plantar manjericão!


Podemos dizer que plantar manjericão é simples! É uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada em vasos ou jardins. 


Antes de mais nada, garanta sua semente de manjericão na InstaAgro!

 Você sabia que plantar manjericão pode te ajudar a ter um repelente de mosquitos em casa?

Onde plantar o manjericão?

A escolha do local onde vamos iniciar um novo cultivo é sempre uma preocupação. Para agricultores que já estão acostumados, pode não ser uma surpresa. Mas, para quem estiver iniciando novos cultivos, saiba que essa é uma etapa muito importante.


O primeiro passo é escolher um local que tenha sol direto, pelo menos 4 horas do dia. Porém, se o local onde você mora for muito quente, garanta uma sombrinha para a sua planta. 


Além disso, o solo deve ser bem drenado e rico em nutrientes

Solo para plantar manjericão

Assim como qualquer cultivo, você deve preparar o solo para receber as sementes. Comece removendo qualquer mato ou planta e, em seguida, conte com adubação rica de nutrientes!


A InstaAgro possui um portfólio completo de adubos para o seu cultivo. Clique e confira as opções!

Quando plantar manjericão?

De acordo com o Globo Rural, o melhor mês para plantar manjericão é setembro, no início da primavera. É indicado o uso de estacas de ponteiro, inseridas em bandejas de isopor de 200 células com substrato comercial. Mantenha-as irrigadas!


Ao distribuir as sementes, insira-as com, pelo menos, 1 centímetro de profundidade com distância de 60 centímetros entre linhas e 40 centímetros entre plantas.


Não só quando plantar, mas seu corte também é importante para seu cultivo se manter em crescimento.

Quando posso cortar meu manjericão?

Apenas com três meses de plantio você pode realizar o primeiro corte de manjericão. Esse processo pode se repetir a cada 50 ou 60 dias. 


Além disso, capinas e controle de doenças e fertilização são de extrema importância para o crescimento saudável do seu manjericão. Além disso, assegure a disponibilidade de água.

Como cuidar de manjericão?

Plantar manjericão pode parecer fácil, mas mantenha alguns cuidados na sua agenda. Confira a lista que separamos para você:

  • Regar corretamente: úmido, mas não encharcado. Desta forma, confira se a camada superior do solo está seca, se sim, pode regar. Além disso, evite regar em excesso, pois a raiz do manjericão é sensível. 

Confira as soluções de irrigação da InstaAgro! Clique e acesse. 

  • Fertilizantes para o manjericão são muito bem-vindos! Sua planta precisa crescer forte e saudável, por isso, fertilize a planta a cada duas ou três semanas, durante o crescimento ativo.

Confira a seleção de fertilizantes da InstaAgro para o seu plantio. 

  • Podar regularmente a planta ajuda a estimular o crescimento de novas folhas e evita que a planta fique muito alta. Por isso, retire as folhas e ramos mais velhos e secos.
  • O manjericão pode sofrer com pragas, como pulgões, ácaros e moscas brancas. Para prevenir, mantenha o solo limpo e pulverize a planta com inseticida, quando necessário. Além disso, utilize armadilhas para evitar moscas que podem danificar seu cultivo.

Sabia que as armadilhas são excelentes soluções para combater pragas sem o uso de inseticidas? Fizemos um texto completo sobre, passe aqui e leia mais tarde!

  • Doenças também podem atingir seu manjericão e pode ser identificado com manchas brancas nas folhas, que faz a planta murchar e morrer. Fique atento e mantenha o solo bem drenado para evitar isso.
  • Outro cuidado importante com o manjericão são as mudanças excessivas de tempo! Temperaturas muito baixas ou muito altas, assim como chuvas ou ventos intensos, podem prejudicar seu cultivo.

Tipos de manjericão para plantar

Agora que você já sabe todos os cuidados que você precisa ter, vamos conhecer um pouco de cada tipo de manjericão!

Manjericão doce

Mais comum e utilizado na culinária! Suas folhas são grandes e verde clara, com aroma e sabor suave.

Manjericão roxo

Suas folhas são roxas e possui um sabor mais picante. Geralmente utilizado para fins ornamentais ou para adicionar cor a pratos. 

Manjericão tailandês

Originário da Tailândia, possui um sabor mais forte e apimentado. 

Manjericão limão

Suas folhas são verde claras e possui um sabor cítrico e refrescante.  

Manjericão canela

Suas folhas são verde escuras e possui um sabor de canela.

Manjericão italiano

O conhecido molho pesto! Suas folhas são menores e mais escuras, além de possuir um sabor mais intenso e picante. É conhecido dos pratos italianos.


Para plantar manjericão italiano, você pode comprar sementes de Manjericão Genovese, mas atente-se, compre sementes sempre com fabricantes originais e fornecedores confiáveis.


Sementes de Manjericão Genovese da Topseed: compras acima de R$350 tem frete grátis!

Manjericão grego

Folhas pequenas e verdes claras possuem um sabor suave e doce. 

Manjericão indiano 

Folhas verdes escuras possuem um sabor picante e apimentado. 

Como começar a plantar manjericão

O passo a passo já está aqui no texto e o primeiro passo é garantir seu kit completo na InstaAgro, anote a lista e corra para o site:

  • Semente de confiança e qualidade;
  • Fertilizantes e adubos;
  • Kit irrigação;
  • Armadilha para mosca.

Tudo anotado? Agora corra para o site e confira as ofertas!