Cigarrinhas são uma preocupação constante do produtor rural. Com um potencial de se espalhar rapidamente, o inseto pode transmitir doenças para a plantação.

 

Uma das formas de proteger as lavouras e seus animais contra insetos e pragas é a utilização de iscas e armadilhas. O controle e monitoramento de pragas hoje é um método essencial para a sua produçao.

 

Mas, antes de mais nada, confira o texto que fizemos contando sobre pragas na agricultura! 

 

Compre pela internet e receba na sua lavoura, compre pela InstaAgro!

 

Uma das doenças que a cigarrinha pode transmitir é a CVC, conhecida como amarelinho. Créditos: Revista Campo & Negócios

O que é a cigarrinha?

A cigarrinha é um inseto-vetor de patógeno que, tecnicamente, pode ser conhecida por diversos nomes. Uma das mais conhecidas é a Dalbulus Maidis, a cigarra do milho.

 

Quando um inseto é vetor patógeno significa que, por si própria, ela não causa danos expressivos, mas sim o que ela pode transmitir. 

 

Desta forma, durante o processo de alimentação da praga, é possível que ela transmita patógenos causadores de diferentes doenças, como o amarelinho nos frutos ou enfezamentos pálidos e vermelhos no milho, que podem gerar danos totais para as culturas.


Não apenas esse inseto pode prejudicar a lavoura. Contudo, só de cigarrinhas, são mais de 70 espécies que podem ser sugadores de tecidos vegetais.

Quando aparecem as cigarrinhas?

Em anos mais chuvosos, como está sendo 2022, o aparecimento das cigarrinhas costuma vir com a primavera. Já em anos mais secos, podem vir no começo do verão. 


Mas, como realizar o monitoramento delas? Saiba aqui!

Monitoramento das cigarrinhas

O primeiro passo é lembrar que não se deve esperar que sua plantação esteja infectada para tomar precaução quanto às cigarrinhas. Por isso, antecipe o controle e evite a proliferação. 


De acordo com Cristiane Muller, líder de pesquisa de inseticidas na Corteva, em artigo publicado pela Giro do Boi, o melhor momento para começar o monitoramento é quando começa a época de chuvas. 


Confira os principais métodos que você pode realizar o monitoramento:

Observação visual

Com a ajuda de um profissional certificado, é possível realizar observações visuais para identificar sua presença. Além disso, é importante que o técnico saiba os hábitos das cigarrinhas. A vantagem é que pode ser realizado junto com outras rotinas de inspeção.

Rede entomológica 

Com uma rede, insira nos principais locais de preferência dos insetos e em ramos novos e eretos. Desta forma, é possível captar as cigarrinhas que fogem da observação visual. 

Armadilha adesiva amarela

Colocadas na área de cultivo, ela realiza a coleta constante e indica a movimentação e quantidade de cigarrinhas. Além da cigarrinha, com a armadilha adesiva amarela é possível realizar o monitoramento de diversos insetos alados, muito frequentes nas culturas de citrus também.

 

A coloração amarela atrai o inseto e moscas brancas, pulgões e moscas das frutas são captados para o monitoramento

 

E a armadilha amarela é da Coleagro! Compre pelo celular e receba na sua casa, clique aqui e confira!

 

A citricultura brasileira possui grande responsabilidade no crescimento sócio-econômico brasileiro, principalmente por girar diretamente a balança comercial e também pela geração indireta de empregos. 


Contudo, essa mesma cultura, também é vítima de diversas pragas. Uma delas é a cigarrinha, neste caso, conhecida como cigarrinha das frutíferas. 

Cigarrinha das frutíferas

Um pequeno inseto de 8mm que pode causar muita dor de cabeça. Com uma cor pardo-esverdeada, elas podem se multiplicar e formar colônias em ramos. 


E essa é uma informação que você deve anotar: essa praga gosta dos ramos pois realizam a sucção contínua da seiva!


E as consequências são várias: suas picadas podem provocar a penetração de doenças, formar fumaginas e ainda atrair formigas pelo líquido açucarado que expele. 


Contudo, as preocupações não acabam por aí! Entre as doenças que podem ser transmitidas pelas cigarrinhas, existe uma bactéria que pode causar a Clorose Variegada dos Citros, entenda sobre.

Clorose Variegada dos Citros (CVC)

Um grande problema para a sua lavoura, a Clorose Variegada dos Citros (CVC), também conhecida como amarelinho, pode causar a morte das plantas de citros. 


Causada pela bactéria Xylella fastidiosa, ela pode atingir todas as variedades dos citros. Sua doença é responsável por obstruir os vasos que são responsáveis pelo transporte de água e nutrientes da raiz para a copa. 


E, para disseminar essa doença, a bactéria precisa de vetores, que no caso pode ser a cigarrinha. Durante sua alimentação na plantação, a cigarrinha pode infectar a planta com a bactéria.


Com a CVC, os frutos ficam duros, pequenos e até impróprios para comercialização, afetando sua produção.

O que fazer para evitar a CVC

De acordo com a Fundecitrus, associação focada em ciência e sustentabilidade para a citricultura, não há uma forma de controlar a Xylella fastidiosa, sendo assim a recomendação é o manejo da doença


Dentro do manejo, recomenda-se:

  1. Utilização de mudas sadias; 
  2. Poda de ramos com sintomas iniciais da CVC para evitar a proliferação da bactéria;
  3. Monitoramento e controle das cigarrinhas.

E, para o monitoramento e controle das cigarrinhas, conte com a InstaAgro! Com as armadilhas adesivas amarelas você pode identificar  e controlar a praga. Acesse o site e confira!


Você deve inspecionar de 1% a 2% do pomar, em locais bem definidos. Mesmo que não haja formas de controlar as pragas, práticas com armadilhas são essenciais para a saúde da sua horta. 


Aproveite e compartilhe esse artigo com seus colegas. A cigarrinha pode causar diversos danos em diferentes culturas, vamos espalhar a informação!