A aplicação adequada de boro nas plantas pode te oferecer frutos saudáveis e culturas mais produtivas

Quem trabalha no Agro sabe que existem cuidados indiscutíveis quando o assunto é alta produtividade e qualidade nos produtos do campo. E o boro nas plantas é um dos micronutrientes da lista do agricultor.


Com objetivo de colaborar na formação dos grãos e na constituição das membranas dos vegetais, o boro é uma forma de adubar as plantas e aumentar a produtividade. Além disso, seu uso pode ser ainda mais eficaz quando aplicado junto com o cálcio, resultando em uma fertilização rica em nutrientes


Mas, afinal, o que é o boro? Quando devo aplicar? Como aplicar? Onde encontrar? Como aplicar junto com o cálcio?


Todas essas perguntas iremos responder aqui, confira!

 

Aproveite: Fertilizante com Aminoácidos enriquecido com Cálcio e Boro da Agrooceanica tem na InstaAgro. Clique e compre já!

 

O que é o boro?

O boro, em aspectos químicos, é um semimetal com condutividade elétrica e térmica relativa. Esse mineral possui características que colaboram na produtividade da sua lavoura, sendo essencial para funções biológicas de vegetais. 


Comumente, é possível encontrar a sua deficiência em solos de diversas culturas, tornando sua aplicação necessária


Para isso, agronomicamente falando, o boro serve como um  excelente micronutriente que colabora no ciclo de vida adequado das plantas. Algumas culturas como o tomate, café e o mamão sofrem ainda mais com essa deficiência.


Mas, o que a falta do boro pode causar nessas culturas? Acompanhe.

 

Sintomas da falta de boro nas plantas

Assim como o cálcio, o boro interliga moléculas à pectina da parede celular. Ok, mas o que isso significa, InstaAgro? 


A falta do boro, por exemplo, pode causar má formação no seu vegetal, folhas com menores tamanhos, fáceis de quebrar. No tomate, por exemplo, pode ocorrer até a rachadura no caule. 


Listamos mais alguns sintomas que você pode identificar na sua cultura devido a falta de boro:

 

  1. Crescimento reduzido das raízes;
  2. Baixa resistência às infecções;
  3. Diminuição de clorofila;
  4. Abortamento floral;
  5. Alteração na coloração das folhas;
  6. Deformação de frutos.

 

Quais culturas podem sofrer com a falta de boro?

Como o boro é um micronutriente essencial no desempenho das funções das plantas, sua deficiência, assim como seu excesso, pode afetar variadas culturas. Algumas, como o feijão, podem ser mais sensíveis do que as outras.


De acordo com Henrique Placido, engenheiro Agrônomo pela UFPR, em artigo para agrotécnico, algumas culturas devem ter atenção redobrada.


Segue a lista!

 

  1. Morango;
  2. Uva;
  3. Algodão;
  4. Milho;
  5. Cana-de-açúcar;
  6. Leguminosas em geral;
  7. Laranja;
  8. Limão;
  9. Verduras em geral.

Precisando de sementes? Na InstaAgro tem, acesse.

 

Como inserir boro na minha cultura?

Se você chegou até aqui no texto, possivelmente já passou pelo déficit de boro nas plantas. Mas, como inserir esse micronutriente tão importante na sua cultura? 


O primeiro passo é analisar o solo. O principal objetivo nesse primeiro momento é entender o quanto de boro está disponível para absorção pela planta. 


Inclusive, o pH do solo influencia diretamente na presença da substância, fique atento. Em pHs maiores que 7, o nível de boro é bem reduzido.


Aqui no Brasil, temos uma tendência a ter menos boro disponível para absorção nas plantas porque, devido ao clima tropical, temos solos intemperizados, que evidenciam a carência do micronutriente.


Em solos arenosos é ainda pior. O boro, naturalmente, pode ser adquirido por meio de matéria orgânica e em solos arenosos o teor é mínimo, sendo ainda mais necessário a inserção nutricional do micronutriente.


Após realizar a análise de micronutrientes do solo e do tecido foliar, está na hora de aplicar.

 

Cuidados na aplicação do boro nas plantas

Assim como o déficit, o excesso de boro nas plantas também é prejudicial. Então, apenas após as duas análises, identifique qual a melhor forma de aplicação de boro para sua cultura: via solo ou via foliar. 

 

Aplicação via solo

Aqui a principal atenção deve ser o excesso! De acordo com pesquisas, via solo pode ocasionar em uma absorção 3,5x mais eficiente. Na soja, por exemplo, é indicado a aplicação via solo, visto que são plantas que demandam bastante desse nutriente e é absorvido de forma lenta. 

 

Aplicação via foliar

O principal cuidado neste caso é a mobilidade do micronutriente na planta, ou seja, o quanto que ele irá se dispersar devido não ser móvel no tecido da planta. Para o café, por exemplo, é indicado a aplicação via foliar. 


Quando aplicado em conjunto com o cálcio, a melhor forma é a pulverização nas plantas. Clique e confira qual o produto ideal para isso!

 

Boas práticas de aplicação do boro nas plantas

Agora que você já sabe para que serve o boro e os principais cuidados, vamos para as boas práticas da aplicação do micronutriente.


O primeiro cuidado é com a formulação. É importante que tenhamos fornecedores confiáveis na hora de escolher o boro para ser aplicado na nossa cultura. 


Nossa indicação aqui na InstaAgro é o Fert+Mineral Cálcio/Boro® da Agrooceanica! Sendo um fertilizante foliar oriundo da hidrólise enzimática de pescado marinho fresco integral, contém naturalmente Cálcio e Boro na sua formulação.


O adubo de Cálcio + Boro unifica o micro e macro nutrientes, junto com aminoácidos de peixe e matéria orgânica, proporcionando reforço na floração e na saúde geral das plantas. 


Já conhece o Cálcio e Boro da Agrooceanica? Clique e acesse, tem desconto no pagamento em boleto! 

 

Riscos de um produto de má qualidade

Destacamos a necessidade de um produto confiável pois, com formulações inadequadas, diversos problemas podem surgir, principalmente na composição da sua calda.


Listamos alguns desses possíveis problemas:

 

  1. Mudanças indesejadas no pH;
  2. Quelatização de outros produtos utilizados;
  3. Floculação;
  4. Formulação de espuma.

Aplicação junto com o Cálcio 

O cálcio, assim como o boro, é um nutriente necessário para a estrutura reprodutiva das plantas. A junção dos dois, conhecido como CaB, é indicado para floração, fecundação e frutificação das espécies. 


A melhor forma de aplicação das duas substâncias em conjunto é pela pulverização foliar. Mas, antes, confira as vantagens dessa nutrição:

 

Estímulo e formação de novas células

A combinação nutricional entre o cálcio e o boro proporciona o reforço da parede das células, garantindo a estrutura durante o desenvolvimento e, por consequência, colabora na formação de novas células. Durante a floração, esse movimento fica ainda mais evidente e o desempenho fica otimizado.

 

Elevação do metabolismo a partir da fotossíntese

Com todos os nutrientes disponíveis, a planta começa o processo de fotossíntese com mais facilidade. Assim, acelera-se o metabolismo, diminuindo o tempo da cultura e aumentando a produtividade.

 

Frutos mais densos

Com uma floração mais intensa, estímulo metabólico alto e sem deficiências nutricionais, os frutos da cultura chegam melhores. Um dos principais impactos observados é aumento no peso, melhor qualidade e, por consequência, melhores ganhos. 


Não sobram motivos para aplicação do cálcio e boro nas plantas, não é? Aqui na InstaAgro oferecemos os melhores produtos para o seu cultivo. Clique e acesse!


Gostou do texto? Compartilhe e acompanhe nosso blog, temos outras temáticas que podem te ajudar nas dúvidas do campo.