Querida na mesa dos brasileiros e também conhecida como abóbora japonesa ou “Tetsukabuto”, a abóbora cabotiá é simples e bem prático de cultivar, ela pede apenas um lugar com bastante sol, muita água e abrigo de ventos frios.


Uma das melhores vistas do outono são as abóboras coloridas amadurecendo ao sol. Mas cuidado, as abóboras cabotiá são sensíveis ao frio. Não plante as sementes diretamente antes de checar se há ameaça de geada na sua região.


Vamos entender mais sobre a abóbora cabotiá? Confira o texto completo da InstaAgro para você!

A temperatura do solo é muito importante para o cultivo da abóbora cabotiá, o ideal é entre 18° a 35°C

Como escolher a semente para abóbora cabotiá

No plantio da abóbora cabotiá você pode utilizar as sementes ou embriões para acelerar o processo.


Utilizar uma sementeira também é uma forma de deixar o broto mais protegido. Quando já estiverem com duas ou três folhas e depois da época do ano com temperaturas mais extremas é o período ideal para transplantá-las para o solo.


Um dos fatores essenciais para que sua horta vingue é ter sementes de procedência garantida. Ter fornecedores de confiança evita que sementes falsas cheguem no seu plantio e sua abóbora cresça com qualidade.


Sabia que com a InstaAgro você compra online e recebe em casa diferentes tipos de sementes? Acesse e confira!

Melhor época para plantar abóbora cabotiá

De forma geral, o cultivo da abóbora cabotiá ocorre no início da primavera. É fundamental que você estude e analise o clima do lugar onde você vive. Dependendo das características locais, o início do plantio pode variar.


É importante sempre lembrar que a abóbora cabotiá apresenta um crescimento mais rápido em climas com temperatura mais quente.

Mercado para abóbora cabotiá no Brasil

A abóbora cabotiá é o tipo mais popular no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.


A rentabilidade do cultivo dessa abóbora pode ser considerada alta, devido a uma alta demanda de consumo no mercado interno. Além disso, a abóbora está entre os produtos agrícolas que o Brasil exporta, o que aumenta ainda mais a demanda por esse fruto.


O custo para a produção da abóbora cabotiá, incluindo insumos e serviços de adubação e irrigação, chega a ser o dobro de outras abóboras e morangas. Porém, o valor do produto final costuma compensar essa diferença.

Consumo da abóbora cabotiá entre os brasileiros

De origem japonesa, a abóbora cabotiá possui um sabor naturalmente mais adocicado. Ela foi desenvolvida em 1940 a partir do cruzamento entre a abóbora moranga e a abóbora-cheirosa.

 

No Brasil, ela é utilizada nas mais diversas receitas de purês, cremes, ensopados e nhoques. Além da preparação de doces de abóbora e outras sobremesas que utilizam esse fruto como ingrediente principal.

 

Mais recentemente a abóbora cabotiá passou a ser bastante utilizada em dietas focadas na perda de peso. Isso ocorre devido ao seu alto teor nutritivo aliado a uma baixa quantidade de carboidratos em sua composição.

Como obter boas produções de abóbora cabotiá

Como seu primo, o pepino, a abóbora cabotiá exige solo quente e fértil para crescer, com pH do solo entre 6,0 a 6,8. Teste seu solo a cada um ou dois anos para determinar como corrigi-lo para o crescimento ideal da abóbora.


Para plantar suas mudas de abóbora cabotiá, faça um buraco no plástico e plante pelo buraco. As vinhas de abóbora crescem agressivamente, cobrindo muito terreno. 


Para evitar que seu jardim seja engolfado por trepadeiras, coloque as plantas perto da margem do jardim.


Deixe as abóboras cabotiá amadurecerem e ganharem cor na planta antes de colher no outono. Eles podem ser usados imediatamente ou armazenados para serem consumidos durante o inverno.


Colha antes da primeira geada ou proteja os frutos com palha, lã ou papelão, pois frutas congeladas não podem ser armazenadas.


Se for armazenar, coloque as abóboras ao sol por uma semana, ao ar livre ou em estufa, para endurecer as cascas. Isso ajuda a garantir que eles mantenham um melhor aspecto internamente e protejam mais sua parte interna.

Cuidados com o solo

A preparação do solo é uma etapa fundamental para o cultivo da abóbora cabotiá e tudo começa com a análise.


Caso sua área de plantio seja bastante extensa, é necessário dividir o solo em glebas, fazendo diferentes análises para cada uma dessas divisões.


Ter esse cuidado é fundamental porque um mesmo terreno pode ter diferentes necessidades de adubações específicas de acordo com suas características.


A InstaAgro é parceira da sua horta e de diferentes fornecedores que oferecem saúde para o seu solo, clique e confira as opções de fertilizantes. 

Plantando as abóboras

As covas devem possuir uma dimensão ideal de 25 cm de profundidade, enquanto os sulcos devem ter 30 cm de largura e 25 cm de profundidade.


Tendo em vista um cultivo mais produtivo, é importante que o terreno seja plano e extenso, dessa forma as abóboras podem crescer sem restrições.


duas possibilidades de plantio: depositar as sementes diretamente na terra ou cultivar multas e depositá-las em copinhos ou vasos de papel ou plástico.

Controle de pestes

Capinas manuais ou mecânicas ajudam a manter um cultivo limpo durante a fase inicial de uma plantação de abóbora cabotiá.


Nos estágios posteriores do plantio, as abóboras dominam rapidamente boa parte da área cultivada, o que torna mais difícil que outras plantas atrapalhem o ciclo final de desenvolvimento dos frutos.


Na InstaAgro, você pode encontrar defensivos biológicos e controle de pragas para colaborar na sua produção. Todos os cuidados com as produções você encontra no nosso site! 


Caso esse conteúdo tenha te ajudado a tirar as principais dúvidas sobre a produção de abóbora cabotiá, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas. Também fique a vontade para deixar um comentário e contar suas experiências com o cultivo desse fruto tão presente na mesa dos brasileiros.